Exporecerca Jove

1819ExpoRec1

Depois de terem sido distinguidos no Concurso Jovens Cientistas, na Mostra Nacional de Ciência e no Youth Science Meeting , a Francisca Ferreira, Mariana Mendes e Rodrigo Filipe foram selecionados para representar Portugal no Exporecerca Jove, que se realizou de 28 de fevereiro a 2 de março último, em Barcelona. Apesar de estarem já a estudar no ensino superior, a Francisca, a Mariana e o Rodrigo foram em representação da ESFRL com um projeto realizado em 2017-18, cujo assunto se relaciona com as descargas suinícolas no rio Lis. Um tema que nos envergonha e que é urgente ser resolvido!

Parabéns!
Obrigado!

A importancia do sono no desempenho escolar - estudo de campo realizado na ESFRL

Números que nos devem pôr a dormir:
Só há uma espécie que se priva voluntariamente de horas de sono: o Homo sapiens;

Dois terços dos adultos europeus dormem menos de 8 horas de sono por noite;

Um adulto que durma uma média de 6,75 horas por noite, encurta o seu tempo de vida em até duas décadas;

Homens que dormem pouco produzem menos 29% de espermatozoides;

A sonolência está associada a cerca de 20% dos acidentes de viação, sendo uma das causas mais comuns de acidentes mortais;

Quando se passa 24 horas sem dormir, as capacidades mentais reduzem-se em 25%;

Os madrugadores, que preferem deitar cedo e cedo erguer, constituem cerca de 40% da população; os notívagos, que gostam de se deitar e levantar tarde, são cerca de 30%; os restantes 30% posicionam-se algures num estado “intermédio”;

Alunos dos 14 aos 17 anos precisam de dormir 8 a 10 horas por noite.

 

E TU, COMO DORMISTE ESTA NOITE?

Ler mais - docum ento original

 

36 Youth Science Meeting

A nossa escola recebeu o PRÉMIO NACIONAL no encontro internacional de jovens cientistas dinamizado pela AJC (Associação de Jovens Cientistas), em Bragança: o 36YSM.

171836YouthScienceMeetingcartaz

O tema ganhador envergonha a cidade, mas retrata uma realidade que deve ser denunciada e resolvida de vez: o impacto das descargas de efluentes suinícolas no rio Lis.

Ler mais...

FCT NOVA Challenge - cerimónia de entrega de prémios

A cerimónia de entrega de prémios do FCT NOVA Challenge decorreu durante a tarde de sexta-feira, dia 8, no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). Nesta terceira edição participaram 70 equipas de todo o país, competindo com projetos de ciência e engenharia para arrecadar 5000 euros e uma viagem à NASA.
A nossa escola foi a mais representada nesta iniciativa da Universidade Nova de Lisboa.

 Resumo das participações dos alunos