Na sequência da receção de duas alunas da escola Lycée Hubert Clément, de Esch-sur Alzette Luxemburgo, no ano letivo passado, agora foi a vez das nossas alunas Beatriz Vaz e Ema Ricardo do 11ºL, realizarem a sua mobilidade de curta duração na escola parceira em Luxemburgo, no âmbito do programa Erasmus+ Escola.
Durante 3 semanas, de 13 a 27de outubro, as alunas tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência de imersão no quotidiano Luxemburguês. Além de assistirem às aulas, cumprindo um horário letivo de acordo com a sua área de estudos, tiveram ainda a oportunidade de participar em diversas atividades escolares e de experienciar o dia a dia de uma família Luxemburguesa.
De acordo com o testemunho das alunas e das encarregadas de educação, esta foi uma experiência muito válida e importante no desenvolvimento e crescimento das alunas.
O clube europeu
Alcinda Goulart
Jovens de Rheine visitam cidade geminada
Durante a semana de 16 a 23 de outubro, 18 alunos de três escolas de Rheine tiveram a oportunidade de vivenciar a nossa cultura portuguesa de perto, enriquecendo-se com a experiência.O projeto visou apresentar o nosso sistema de ensino, com visitas às escolas ESALV e ESFRL, e explorar o património histórico, cultural e natural da região de Leiria. Os alunos tiveram a chance de visitar o castelo de Leiria, os museus locais, a costa atlântica do Pedrógão até Nazaré e o Mosteiro da Batalha, um património Mundial.Além das visitas culturais, os alunos participaram numa palestra sobre os flagelos ambientais em Leiria, organizada pelo Centro de Interpretação do Ambiente e da Proteção Civil, assim como visitaram os Bombeiros Voluntários onde tiveram oportunidade de compreender a rotina deles e a sua enorme importância no combate aos fogos florestais e serviço à comunidade .
Esta experiência fomentou a criação de laços entre parceiros e famílias, além de desenvolver competências interculturais. Houve um foco especial na atividade física, com caminhadas, jogos tradicionais, danças do mundo e atividades de sustentabilidade, com piqueniques frequentes.Este projeto terá a sua segunda parte de 27 de novembro a 4 de dezembro de 2024, em Rheine-Alemanha.Agradecemos às Câmaras de Rheine e Leiria, à associação de geminações, às escolas, e aos pais e alunos que colaboraram, tornando este intercâmbio uma experiência memorável.Até breve, Rheine! Bis bald.
Copil
Lisete Pereira
Professora de Inglês e Alemão
Coordenadora PEPA/PASCH
Clube Europeu
ESFRL

Na passada 5ª feira, dia 24 de outubro, pelas 15h, realizou-se no Centro Cultural do Mercado de Santana a sessão promovida pela CML:"Stop Discriminação".
Participaram na sessão 6 turmas da nossa escola do 11º e 12ºanos acompanhadas pelos respetivos professores.
A vereadora de Educação, Anabela Graça, abriu a sessão agradecendo a presença dos alunos da nossa escola e a participação do cantor Eber Marques do grupo HMB.
Falou-se de discriminação e de migrantes através de diálogo com os alunos, teatro e música.
A atividade realizou-se no âmbito do PESES e da CeD.

No âmbito das atividades do Clube Europeu e do Projeto Erasmus+ Escola, a professora Sara de Brito participou, de 30 de setembro a 5 de outubro, numa experiência de “Job-Shadowing” em Saragoça, Espanha. Integrada numa delegação composta por 16 professores e 30 alunos de 7 nacionalidades, Portugal, Bélgica, Polônia, Grécia, Eslovênia, Itália e Espanha, vivenciou uma semana de atividades organizadas pela escola anfitriã, IES Miguel Catalán.
Ler mais...