Projeto Cidades Geminadas: Leiria e Rheine -2024

Jovens de Rheine visitam cidade geminada
 
00Capa min
 
Durante a semana de 16 a 23 de outubro, 18 alunos de três escolas de Rheine tiveram a oportunidade de vivenciar a nossa cultura portuguesa de perto, enriquecendo-se com a experiência.O projeto visou apresentar o nosso sistema de ensino, com visitas às escolas ESALV e ESFRL, e explorar o património histórico, cultural e natural da região de Leiria. Os alunos tiveram a chance de visitar o castelo de Leiria, os museus locais, a costa atlântica do Pedrógão até Nazaré e o Mosteiro da Batalha, um património Mundial.Além das visitas culturais, os alunos participaram numa palestra sobre os flagelos ambientais em Leiria, organizada pelo Centro de Interpretação do Ambiente e da Proteção Civil, assim como visitaram os Bombeiros Voluntários onde tiveram oportunidade de compreender a rotina deles e a sua enorme importância no combate aos fogos florestais e  serviço à comunidade .  
 
Esta experiência fomentou a criação de laços entre parceiros e famílias, além de desenvolver competências interculturais. Houve um foco especial na atividade física, com caminhadas, jogos tradicionais, danças do mundo e atividades de sustentabilidade, com piqueniques frequentes.Este projeto terá a sua segunda parte de 27 de novembro a 4 de dezembro de 2024, em Rheine-Alemanha.Agradecemos às Câmaras de Rheine e Leiria, à associação de geminações, às escolas, e aos pais e alunos que colaboraram, tornando este intercâmbio uma experiência memorável.Até breve, Rheine! Bis bald.

Copil

Lisete Pereira
Professora de Inglês e Alemão
Coordenadora PEPA/PASCH
Clube Europeu
ESFRL

Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

Exames 2025/26 - Inscrições para Exames Nacionais

Decorre de 6 a 19 de março a inscrição para a 1ª Fase dos Exames Nacionais (11º e 12º anos)
 
A Inscrição é totalmente eletrónica e processa-se online na plataforma PIEPE através do link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login
 
Para o efeito, poderão consultar as ajudas EM FORMATO DE VÍDEO, no seguinte endereço: https://jnepiepe.dge.mec.pt/ajudas/
 
Os alunos do 12º ano que vão candidatar-se ao Ensino Superior deverão fazer o pedido de SENHA e anexar o comprovativo na inscrição da PIEPE.
Para outras informações sobre o acesso ao Ensino Superior devemconsultar https://www.dges.gov.pt/
 
Deverão ler com a devida atenção os documentos:
 
 
Qualquer dúvida, poderão solicitar esclarecimentos aos Serviços Administrativos, através do telefone 244890260 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Salas de Estudo

As Salas de Estudo terão início no dia 6 de outubro,  próxima 2ª feira. Os interessados deverão consultar regularmente  o mapa de salas de estudo, pois os respetivos horários poderão sofrer alguns reajustes ao longo do ano letivo.

Cursos Profissionais

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Projetos dinamizados pelo CE

lohoerasmusmais

 logoeuroproject

PASCH Logo farbig

logopepa

Projetos / Clubes

2324SES2325.jpg

Clube Europeu

SPO