Alunas premiadas em concurso promovido pela Fvp

2122FvP
A Fundação Vox Populi promove o uso pedagógico dos estudos de investigação nas escolas, com o apoio institucional do Ministério da Educação, através da Direção Geral de Educação. O prémio atribuído à Eliana Gomes, Matilde Marques e Joana Serrano, do 12.ºE, resultou de um trabalho de pesquisa coordenado pela professora Ana Gameiro e teve como mentora científica uma ex-aluna nossa, também ela participante premiada em concursos juvenis de ciência, agora aluna na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Francisca Ferreira. Por isso a ESFRL está duplamente satisfeita! Parabéns!!
O trabalho das alunas baseou-se numa metodologia “Desk Research", um instrumento pedagógico que incrementa a literacia e desenvolve o sentido de cidadania dos jovens através daconsciencialização para as realidades envolventes e da mudança de atitude que esse conhecimento pode implicar. Neste caso, as alunas inspiraram-se na segunda temporada de “Sex Education”, uma série de comédia dramática criada por Laurie Nunn, que estreou a 11 de janeiro de 2019 na Netflix.
Na segunda temporada da série, lançada em janeiro de 2020, a escola Moordale Secondary vive um surto de clamídia que resultou da falta de conhecimento sobre esta DST, tanto por parte dos alunos como dos professores.
2122FvP01
As alunas quiseram então conhecer, entre os seus colegas da ESFRL, qual era o grau de conhecimento geral sobre DST, sobre formas de prevenção das DST e com quem falam sobre DST. Para isso, entrevistaram diretamente 10% dos estudantes do sexo masculino e do sexo feminino dos 10º, 11º e 12º anos, à entrada da escola.
As alunas fizeram um relatório baseado no seu estudo e nele podemos encontrar estes três gráficos, que devem pôr a escola a pensar… Apresentação PowerPoint.