A Importância da Cortiça para o Desenvolvimento Social e Ambiental do Território

seleção da ESFRL para estar presente no webinar da Green Cork Escolas

O Green Cork Escolas é um programa da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Promove iniciativas de consciencialização e responsabilidade pela preservação e respeito à natureza, destacando a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável proveniente do sobreiro, uma árvore autóctone. A recolha de rolhas de cortiça (em processo de conclusão pelo 10ºB) contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de autóctones, pela Quercus.

As turmas B, C e F do 10º ano estão, desde o início de 2021, comprometidas com o propósito de conhecer e de fazer crescer as nossas matas e florestas autóctones. Em janeiro, cada aluno semeou algumas espécies autóctones num vaso; durante o confinamento, os vasos no laboratório 8 ficaram aos cuidados da dona Fernanda; agora, já crescidas, as plantas estão prontas para ser transplantadas para o seu espaço natural.

No dia 19 de abril, o Green Cork lançou mais um desafio aos alunos das escolas inscritas: enviar um guião sobre o tema que dá o título a esta notícia e preparar a sua apresentação. Os alunos vencedores teriam de comparecer no webinar na hora indicada, na manhã do dia 28 de maio. E as quatro alunas do 10ºB que representaram a ESFRL neste desafio estiveram presentes e receberam os parabéns pelo seu trabalho! Conforme os propósitos da Quercus, revelaram ter consciência da pertença como condóminas da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis.
O guião que preparam para o cumprimento do desafio foi feito em Inglês, escrito e falado, coordenado pela professora Anabela Ferreira, de acordo com o alinhamento das atividades de Cidadania e Desenvolvimento da turma, para o ano letivo. Parabéns à Constança, Alice, Catarina e Filipa!
Para esta notícia, a Constança fez a tradução do guião para português, apenas na versão escrita.
Se quiseres, podes lê-lo aqui!
Continuemos a cuidar do espaço e dos bens retirados à Terra, de que cada um usufrui, respeitando todos os seres vivos que habitam as nossas matas e florestas autóctones!

2021ImportanciaCortica