Desafio Bebras - Castor Informático

logo bebras 2021

Durante esta semana, cerca de 500 alunos na nossa escola, de todos os anos de escolaridade,  participaram no desafio Bebras - Castor Informático, o Desafio Internacional de Pensamento Computacional.
O pensamento computacional é um conjunto de técnicas de resolução de problemas que envolve a maneira de expressar um problema e a sua solução de maneira a que um agente de informação (por exemplo um computador) a possa executar. É muito mais do que simplesmente saber programar e envolve vários níveis de abstração e as capacidades mentais que são necessárias para não só desenhar programas e aplicações, mas também saber explicar e interpretar um mundo como um sistema complexo de processos de informação.

A expressão "pensamento computacional" tornou-se conhecida em 2006 (ver artigo original em inglês) e pode ser vista como a nova literacia do século XXI. É algo transversal e do qual todos devem aprender um pouco.

O desafio do Bebras promove precisamente este tipo de habilidades e conceitos informáticos como a capacidade de partir um problema complexo em problemas mais simples, o desenho de algoritmos, o reconhecimento de padrões ou a capacidade de generalizar e abstrair.

Site oficial: http://bebras.dcc.fc.up.pt

Obrigado a todos!2122Bebras

Publicam-se as matrizes dos Exames dos Cursos Profissionais (época de maio).

Publica-se o calendário de exames (época de maio).

NOVO Calendário da componente oral de Línguas Estrangeiras - 2022 1ª fase

Matrizes das Provas Extraordinárias de Avaliação

__________________________________

Utilização de calculadoras