19 de junho de 2021 - Final nacional de projeto CeD / #ClimateofChange

O projeto de Cidadania e Desenvolvimento dos 10º A, D e E contemplou a participação num torneio de debates que desafiou os alunos a refletir sobre questões globais e atuais, tais como as alterações climáticas e os “migrantes climáticos”, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), a Agenda 2030, a “desplastificação” dos oceanos ou os alimentos geneticamente modificados.

Os torneios, primeiro realizados entre as turmas supramencionadas, assumiram a forma de um debate, em que duas equipas discutiram um tema, argumentando e apoiando com pesquisa, evidências e documentos a posição “pró” ou “contra”, na moção a ser debatida. No dia 19 de junho, a equipa “BUnitos” do 10ºD, vencedora a nível de escola, foi à final nacional. Parabéns aos alunos do 10ºD: Tomás Abreu, Mafalda Pedrosa, Sara Corrêa, Maria Dinis, Pedro Mota e Pedro Lino, pela sua persistência, dedicação e desempenho!

As atividades integraram o projeto europeu #ClimateofChange (campanha pan-europeia para um futuro melhor) e contámos com a parceria do IMVF (Instituto Marquês de Valle Flôr).

Estes debates escolares são um exercício de democracia e cidadania, onde os participantes aprendem a expressar-se, comparando os seus argumentos num contexto de regras compartilhadas e respeitando um tempo e um espaço iguais. Foi um caminho de crescimento, onde os alunos aprenderam a desenvolver interesse por várias temáticas, a comunicar em público, a pensar criticamente e a argumentar de forma fundamentada, para que, no futuro, sejam cidadãos informados e participativos.

Tendo em conta o confinamento, os debates realizaram-se online, a nível de escola, nos dias 18 e 25 de fevereiro, e 25 de março. A final nacional estava prevista, ser realizada presencialmente em Lisboa, mas tendo em conta a proibição governamental de 17 de junho, de entradas e saídas da Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana, teve de se adaptar o evento para o formato online.

Um grande bem-haja a todos os participantes!