19 de junho de 2021 - Final nacional de projeto CeD / #ClimateofChange

O projeto de Cidadania e Desenvolvimento dos 10º A, D e E contemplou a participação num torneio de debates que desafiou os alunos a refletir sobre questões globais e atuais, tais como as alterações climáticas e os “migrantes climáticos”, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), a Agenda 2030, a “desplastificação” dos oceanos ou os alimentos geneticamente modificados.

Os torneios, primeiro realizados entre as turmas supramencionadas, assumiram a forma de um debate, em que duas equipas discutiram um tema, argumentando e apoiando com pesquisa, evidências e documentos a posição “pró” ou “contra”, na moção a ser debatida. No dia 19 de junho, a equipa “BUnitos” do 10ºD, vencedora a nível de escola, foi à final nacional. Parabéns aos alunos do 10ºD: Tomás Abreu, Mafalda Pedrosa, Sara Corrêa, Maria Dinis, Pedro Mota e Pedro Lino, pela sua persistência, dedicação e desempenho!

As atividades integraram o projeto europeu #ClimateofChange (campanha pan-europeia para um futuro melhor) e contámos com a parceria do IMVF (Instituto Marquês de Valle Flôr).

Estes debates escolares são um exercício de democracia e cidadania, onde os participantes aprendem a expressar-se, comparando os seus argumentos num contexto de regras compartilhadas e respeitando um tempo e um espaço iguais. Foi um caminho de crescimento, onde os alunos aprenderam a desenvolver interesse por várias temáticas, a comunicar em público, a pensar criticamente e a argumentar de forma fundamentada, para que, no futuro, sejam cidadãos informados e participativos.

Tendo em conta o confinamento, os debates realizaram-se online, a nível de escola, nos dias 18 e 25 de fevereiro, e 25 de março. A final nacional estava prevista, ser realizada presencialmente em Lisboa, mas tendo em conta a proibição governamental de 17 de junho, de entradas e saídas da Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana, teve de se adaptar o evento para o formato online.

Um grande bem-haja a todos os participantes!

Consulta de prova de exame e pedido de reapreciação: modelos, procedimentos e prazos

Consulta de prova Modelo 9

O pedido de consulta de prova deve ser realizado no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação. Descarregue o modelo 9, preencha e grave, de seguida envie email com anexo, identificado com nome e número de documento de identificação, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As cópias da prova serão entregues ao aluno no 20 de setembro. Para este efeito, deverá deslocar-se à escola (de acordo com o horário dos Serviços Administrativos) para assinar o requerimento e pagamento da devida taxa.

• "Tendo a Presidência do Júri Nacional de Exames(JNE) tido conhecimento de que os alunos e escolas  se estavam a deparar com constrangimentos na inscrição para melhoria de classificação de disciplinas,  na 2.ª fase, vem esta Presidência solicitar que os agrupamentos do JNE enviem às respetivas escolas o seguinte esclarecimento"

Consultar esclarecimento

Norma 2/2021 JNE - Instruções para Realização, classificação, reapreciação e reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário, para conhecimento.

• Despacho normativo n.º 14-A/2021, que procede à regulamentação da realização de exames finais nacionais para melhoria de nota da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior e à definição do respetivo processo extraordinário de inscrição.
  • Processo extraordinário de inscrição - Informação aos alunos que procedem à alteração de inscrição.

Prazo termina a 31-05-2021

• De acordo com o Despacho Normativo nº10-A/2021, de 22 de março, a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência do ensino  secundário está sujeita a inscrição nos termos e prazos definidos.

Prazo para inscrição  para a 1ª fase – De 24 de março a 15 de abril

​Prazo para inscrição  para a 2ª fase – De 2 a 6 de agosto.

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Estas informações não dispensam a consulta do referido documento.

O pagamento de emolumentos deve ser efetuado presencialmente nos Serviços Administrativos da ESFRL, sendo necessário efetuar marcação prévia.