Interrupção das atividades letivas de 22 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021

De acordo com a informação veiculada pela DGEstE  informa-se:

“Conforme decidido no Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro, em virtude da evolução da pandemia, as escolas devem suspender, a partir de amanhã, dia 22 de janeiro, até ao dia 5 de fevereiro, as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário.

Vimos, assim, deixar as seguintes instruções e recomendações para este período:

1.      Rede de Escolas de Acolhimento:

A rede de escolas de acolhimento retoma a sua atividade, estando abertas as escolas para a receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais e servindo refeições a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar, com o envolvimento das autarquias locais, a fim de garantir a disponibilização das refeições necessárias.

2.     Proteção de Crianças e Jovens em Risco:

As escolas de acolhimento estão disponíveis para receber, presencialmente, as crianças e jovens em risco sinalizados pelas CPCJ.

3.     Apoio aos alunos com medidas adicionais:

Sempre que necessário, são assegurados os apoios terapêuticos prestados nos estabelecimentos de educação especial, nas escolas e pelos Centros de Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais, salvaguardando-se as orientações das autoridades de saúde.

4.     Calendário Escolar:

Em função da evolução e duração da suspensão das atividades letivas e educativas, poderão vir a ser introduzidas alterações ao calendário escolar, para compensar e apoiar os alunos.

5.      Regime não presencial:

Tendo as escolas, na preparação do ano letivo, previsto o funcionamento em regime não presencial, este deve estar preparado para poder ser ativado. Recordamos que continuam disponíveis os recursos disponibilizados ao longo do ano letivo anterior, coligidos na página de apoio às escolashttps://apoioescolas.dge.mec.pt/

Os recursos incluem:

– Documentos orientadores para a implementação do regime não presencial;

– Metodologias de ensino à distância;

– Recursos didáticos digitais disponibilizados e organizados por área disciplinar e por ciclo e nível de ensino, incluindo a educação pré-escolar;

– Recursos criados pelo Plano Nacional de Leitura, pela Rede de Bibliotecas Escolares e pelo Plano Nacional das Artes;

– Tutoriais sobre as diferentes aplicações e plataformas disponíveis, bem como instruções para garantir a cibersegurança;

– Documentos formativos e acesso a webinars desenvolvidos para o apoio ao ensino à distância;

– Partilha de práticas de escolas;

– Questões frequentes;

– Ligação para as plataformas e recursos das editoras, que voltam a ser disponibilizados gratuitamente;

– Recursos para os psicólogos escolares e Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva, para promoção do bem-estar emocional dos alunos e dos adultos;

– Ligação para os recursos produzidos, durante o terceiro período do ano letivo 2019/2020, pelas Associações Profissionais e Sociedades Científicas.

Todos estes conteúdos têm estado e estarão em permanente desenvolvimento e atualização, convidando-se todas as escolas, que o entenderem, a partilhar práticas de sucesso.

A par destes recursos, todos os conteúdos do #EstudoEmCasa estão disponíveis, tanto na RTP Memória como no RTP Play e na APP, com os materiais e planificações integrados na página da Direção-Geral da Educação. Relembramos que, este ano, têm vindo a ser produzidos blocos de conteúdos específicos para o 1.º ano do ensino básico, bem como para o ensino secundário (incluindo a componente sociocultural e técnica dos cursos de dupla certificação). No site https://apoioescolas.dge.mec.pt/, encontram-se também os princípios orientadores para o desenvolvimento das atividades e o apoio aos alunos que são apoiados pelo #EstudoEmCasa.

6.      Sensibilização dos jovens para a responsabilidade individual:

Sendo reconhecido que os comportamentos individuais são críticos para a contenção da pandemia, as escolas devem reforçar, oportunamente, em todas as componentes curriculares, com particular incidência na área da Cidadania e Desenvolvimento, a importância do cumprimento do confinamento e das regras de higienização, incutindo em cada um essa responsabilidade.”

Leiria, 21 de janeiro de 2021

Isabel Oliveira

Diretora

Cursos Profissionais

Publicam-se as matrizes dos Exames dos Cursos Profissionais (época de julho).

  1. Devem consultar o calendário com os nomes dos alunos inscritos que se encontra afixado na escola.
  2. As matrizes serão publicadas no dia 12 de julho de 2022

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Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

NOVO Calendário e Informação-prova das Provas de Equivalência à Frequência - 2ª Fase

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NOVO Consulta de prova de exame e pedido de reapreciação: modelos, procedimentos e prazos

O pedido de consulta de prova deve ser realizado no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação. Descarregue o modelo 9, preencha e grave, de seguida envie email com anexo, identificado com nome e número de documento de identificação, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As cópias da prova serão entregues ao aluno no dia de 21 de julho. Para este efeito, deverá deslocar-se à escola (de acordo com o horário dos Serviços Administrativos) para assinar o requerimento e pagamento da devida taxa.

O pedido de reapreciação de prova deve ser realizado nos dias 22 e 25 de julho. Descarregue o modelo 11, preencha e grave, de seguida envie email com anexo, identificado com nome e número de documento de identificação, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE

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NOVO Calendário da componente oral de Línguas Estrangeiras - 2022 1ª fase

Matrizes das Provas Extraordinárias de Avaliação

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Utilização de calculadoras

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Norma 02/JNE/2022 - Instruções: Realização | classificação | reapreciação| reclamação

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 Informamos que devido ao excesso de tráfego no acesso à plataforma PIEP poderá ser devolvido o erro conforme imagem abaixo apresentada.

ErroPIEPE

Assim, solicita-se que nestas circunstâncias volte a tentar o acesso posteriormente.

 

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Informa-se os alunos que o pagamento das inscrições nos exames e provas de equivalência à frequência, quando necessário,  deverá ter lugar após a validação das mesmas, ou seja, no período de 18 a 23 de abril/2022.

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Prazos de inscrição para a 1º Fase - 25 de março a 4 de abril

Prazos de inscrição para a 2º Fase - 19 a 20 de julho

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Manual de inscrições PIEPE

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FAQ's PIEPE

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Guia Geral de Exames

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Calendário de Exames Nacionais; Istruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário 20201/2022

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Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário - Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 março

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