Em dia de comemoração do Amor, Almeida Garrett pisou o palco do auditório da ESFRL

FLS FOTO1


No âmbito dos conteúdos lecionados na disciplina de Português, 283 alunos do 11.º ano dos cursos científico-humanísticos tiveram a oportunidade de assistir à encenação teatral do texto garrettiano Frei Luís de Sousa, no auditório da ESFRL, no dia 14 de fevereiro.
Com inegável mestria e inexcedível emoção, o fabuloso elenco da companhia de Teatro Actus colocou em cena esta obra canónica do teatro português, na qual amor e tragédia, simbolismos e valores patrióticos, segundas núpcias e agouros, laços familiares e destino inelutável, cerco e liberdade, abandono parental e renúncia à esfera terrena, pecado e redenção, se configuram enquanto ingredientes relevantes na tessitura da trama dramática, continuando, atualmente, a merecer reflexão incontornável.

Após prévia exploração, em contexto de sala de aula, dos veios temáticos que subjazem à obra, o público estudantil, acompanhado por professores de Português e outros docentes, pôde entregar-se à fruição estética do espetáculo teatral, vivenciando o caudal de emoções que inundou o palco, tendo-se revelado verdadeiramente comovido diante do talento exibido e do universo fraturante e intenso das personagens, pelo que, aqui, deixamos algumas reflexões dos nossos alunos, que permitem realizar um balanço final francamente positivo e enriquecedor:
“Gostei bastante da peça! Fiquei vidrada do princípio ao fim. Foi simplesmente espetacular e indescritível!” (Carolina-11.ºH);
“Estou muito agradecida pela decisão tomada ao escolher esta Companhia de Teatro. Acredito que não haja melhor! Havia uma enorme emoção naquele palco que todos os que assistiram conseguiram sentir.” (Mariana – 11.ºH);
“Foi muito bom ver a peça que estudámos ser representada à nossa frente! Gostei muito!” (Matilde-11.ºI);
“Achei particularmente interessante, quando Dª Madalena e Manuel de Sousa Coutinho deixam a vida terrena e ingressam na vida espiritual. A atuação muito sentida de Madalena impactou-me!” (Leonor – 11.ºH);
“Devido à grande emoção por parte dos atores, o público ficou extremamente atento e envolvido na narrativa, como se fosse ele a viver tudo aquilo!” (Samuel – 11.ºI);
“A forma como os atores trouxeram a emoção para junto da plateia distingue-se de outras peças que já vi. Recomendo esta peça para todos!” (Caio – 11.ºI);
“Achei única a maneira como o palco foi disposto e o meio utilizado para simbolizar o desapego material e a transição para a vida espiritual.” (Bárbara- 11.ºI);
“Senti que cada passo que os atores davam transmitia uma emoção diferente. A noção do espaço e os efeitos sonoros fizeram com que eu sentisse que estava presente no meio do palco.” (Carolina-11.ºI);
“Achei a peça incrível! A organização do espaço impressionou-me. Destaco como característica favorita a representação intensa de cada ator.” (Laura – 11.ºI)
“A maneira como os atores fizeram passar para o público as emoções foi incrível!” (Martim- 11.ºH)
“Foi uma peça magnifica! Um cenário incrível, atores excecionais! Notava-se que os atores sentiam as dores que Garrett colocou no papel! Agradeço à Companhia e que continue com o belíssimo trabalho a que assisti!” (Filipa – 11.ºH);
“O ambiente, muito intenso que os atores criaram, fez com que todos fôssemos transportados para uma outra época e um outro lugar.” (Camila – 11.ºI);
“É de louvar uma Companhia de Teatro que saiba contar uma história de maneira a fazermos (quase) parte dela, de nos tornarmos as personagens, vestindo a sua pele, as suas angústias e calçando os seus sapatos. Muito obrigada!” (Constança- 11.ºI);
“A companhia de teatro atuou de uma forma extraordinária, conseguindo captar a atenção de todos, deixando-nos muito intrigados com a narrativa” (Pedro-11.º H);
“A expressividade dos atores foi excelente. Era como se fizéssemos parte da peça. A adaptação e o empenho dos atores foram fantásticos. Adorei a experiência!” (Beatriz- 11.ºH);
“Gostei muito da peça! Todos transmitiram uma emoção muito intensa que deixou qualquer um concentrado e entretido. “(Lia- 11.ºI);
“Ao assistir a esta peça, senti-me muito bem e culta. Ao verem os atores terem chorado de verdade, o drama tornou-se muito real. A Companhia Actus sabe o que faz e fá-lo muitíssimo bem” (Margarida – 11.ºI);
“Cada fala e cada movimento transmitiam uma emoção intensa. Os atores conseguiram emocionar-me. Senti cada diálogo no coração. Arrepiei-me! Recomendo muito que os alunos, no próximo ano letivo, assistam a esta peça!” (Mutaro- 11.ºI);
“Gostei muito da peça. Foi interessante e emocionante. Gostei da voz de Frei Jorge e achei Telmo muito fofo. Acho que os alunos, no próximo ano letivo, irão gostar muito da peça, se forem os mesmos atores. “(Patrícia – 11.ºI);
“Apreciei muito a capacidade e o êxito que os atores tiveram em demonstrar as emoções das personagens, como por exemplo, através das lágrimas. Mesmo com uma peça cheia de falas complexas, os atores executaram-na de forma extraordinária, sem erros e cheia de emoção!” (Luna – 11.ºI)
“A peça foi interpretada de uma forma como eu nunca tinha visto uma peça de teatro ser encenada. Um ato muito marcante, para mim, foram as lágrimas derramadas pela atriz que interpretou Madalena. Tais lágrimas, cheias de emoção, pareciam genuínas, como se a atriz estivesse realmente a sofrer com a dor profunda que a personagem também vivenciava. Gostei bastante da interpretação desta peça por esta Companhia de Teatro.” (Marta- 11.ºH);
“Gostei muito da peça, de como os atores nos prenderam a atenção e de como fizeram o tempo voar! Adorei a interpretação de Madalena e de Manuel de Sousa Coutinho!” (Mariana – 11.ºI);
“A peça foi muito bem conseguida, os atores deram vida à sua personagem, transmitindo todas as emoções. Foram fora da caixa!” (Maria Inês- 11.ºI);

Assim sendo, é possível concluir que os objetivos inicialmente delineados foram amplamente alcançados, dado que a atividade pretendeu estimular a leitura, a sensibilidade estética e a reflexão crítica, bem como a interação com o texto garrettiano na sua dimensão de espetáculo, de modo a burilar a competência do leitor e a ampliar a perceção e a recriação do universo romântico do autor. Ainda sob o efeito do encanto que os manteve cativos do primeiro ao último instante, os alunos tiveram, no final da atuação, a possibilidade de interagir com o elenco, colocando em prática um diálogo frutífero e tendo recebido esclarecimentos diversos em torno da montagem da peça, dos bastidores e das estratégias selecionadas ao nível dos efeitos sonoros e luminotécnicos.
Estamos em crer que com esta iniciativa cada aluno pôde deliciar-se com esta obra-prima do teatro romântico português, tendo cada um descoberto mais um pouco do seu cosmo interior, em plena fruição da Arte teatral e do bem-estar que a mesma proporciona.

Ana Margarida Silva
Professora de Português da ESFRL

#Teatro
# Teatro Actus

Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

Exames 2024/25 - Inscrições para Exames Nacionais

Decorre de 6 a 19 de março a inscrição para a 1ª Fase dos Exames Nacionais (11º e 12º anos)
 
A Inscrição é totalmente eletrónica e processa-se online na plataforma PIEPE através do link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login
 
Para o efeito, poderão consultar as ajudas EM FORMATO DE VÍDEO, no seguinte endereço: https://jnepiepe.dge.mec.pt/ajudas/
 
Os alunos do 12º ano que vão candidatar-se ao Ensino Superior deverão fazer o pedido de SENHA e anexar o comprovativo na inscrição da PIEPE.
Para outras informações sobre o acesso ao Ensino Superior devemconsultar https://www.dges.gov.pt/
 
Deverão ler com a devida atenção os documentos:
 
Qualquer dúvida, poderão solicitar esclarecimentos aos Serviços Administrativos, através do telefone 244890260 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sem imagens

Projetos / Clubes

2324SES2325.jpg

Clube Europeu

SPO