OTES - Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário

Durante esta semana, de 7 a 9 /07,  serão aplicados na ESFRl questionários OTES, aos alunos que frequentam o 12ºAno do ensino regular.

Link de acesso ao questionário https://otes.dgeec.mec.pt/otes12

1. BREVE APRESENTAÇÃO DO OTES

O Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) é um mecanismo de monotorização e acompanhamento dos trajetos de jovens que frequentam (ou frequentaram) o ensino secundário que recolhe informação desde 2007. O OTES é um projeto da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) que tem como objetivo contribuir para o enriquecimento dos processos de tomada de decisão ao nível das escolas que oferecem este nível de ensino e do próprio Ministério da Educação.

No quadro desta finalidade foram definidos os seguintes objetivos:

1 – Produzir e divulgar informação sobre os trajetos escolares e profissionais dos estudantes do ensino secundário ou equivalente.

1.1. Analisar os trajetos escolares dos estudantes no decorrer do ensino secundário;

1.2. Analisar os trajetos de transição dos diplomados do ensino secundário ou equivalente dentro do sistema de ensino (ensino superior) e de formação;

1.3. Analisar os trajetos de inserção socioprofissional dos diplomados do ensino secundário ou equivalente;

1.4. Analisar os trajetos de inserção socioprofissional dos estudantes que não concluem o ensino secundário.

2 – Apoiar a tomada de decisão no âmbito da educação.

2.1. Sinalizar aspetos que sejam estratégicos à tomada de decisão política e à elaboração de recomendações;

2.2. Disponibilizar informação de apoio à tomada de decisão (monitorização, autoavaliação e avaliação externa) no âmbito da gestão escolar local.

Publicam-se as matrizes dos Exames dos Cursos Profissionais (época de julho).

1. Devem consultar o calendário com os nomes dos alunos inscritos que se encontra afixado na escola.
  2. As matrizes serão publicadas no dia 12 de julho de 2022

_______________________________

NOVO Calendário e Informação-prova das Provas de Equivalência à Frequência - 2ª Fase

__________________________________

NOVO Consulta de prova de exame e pedido de reapreciação: modelos, procedimentos e prazos

O pedido de consulta de prova deve ser realizado no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação. Descarregue o modelo 9, preencha e grave, de seguida envie email com anexo, identificado com nome e número de documento de identificação, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As cópias da prova serão entregues ao aluno no dia de 21 de julho. Para este efeito, deverá deslocar-se à escola (de acordo com o horário dos Serviços Administrativos) para assinar o requerimento e pagamento da devida taxa.

O pedido de reapreciação de prova deve ser realizado nos dias 22 e 25 de julho. Descarregue o modelo 11, preencha e grave, de seguida envie email com anexo, identificado com nome e número de documento de identificação, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE

NOVO Calendário da componente oral de Línguas Estrangeiras - 2022 1ª fase

Matrizes das Provas Extraordinárias de Avaliação