Projeto “Cidades Geminadas”- Encontro de Jovens - Parte 2 Rheine em Leiria

no Penedo da Saudade

Cheios de saudade, foi assim que nos deixaram os nossos parceiros de Rheine, que cumpriram a segunda parte do intercâmbio , que se realizou entre os dias 11-18 de outubro 2016 .        

Estiveram em Leiria 18 alunos, de 3 escolas parceiras de Rheine ( cidade geminada de Leiria, na Alemanha) e concretizaram o programa de intercâmbio que lhes permitiu rever os seus parceiros de Leiria, conhecer a cidade/região  e o seu património histórico, cultural e natural.

Esta parceria entre jovens de Leiria e Rheine proporciona há 15 anos uma experiência inter-cultural rica e promotora de diálogo,que tem fomentado muitas amizades entre os jovens das duas cidades. Transpor barreiras culturais, querer conhecer o outro,  é cada vez mais um objetivo a alcançar e esse objetivo, mais uma vez, foi atingido em pleno. Os jovens alemães tiveram oportunidade de conhecer de perto as gentes das duas escolas secundárias de Leiria,  ESALV e ESFRL.

Precisamos de uma Europa unida e solidária e é com estes pequenos encontros que alcançamos essa premissa, afirmou o vereador da Cultura e vice-presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, aquando da festa de despedida, na nossa escola .  Os participantes receberam, nessa ocasião, das Câmaras envolvidas,  os respetivos certificados de participação.

As professoras responsáveis por este projeto:

Isabel Quaresma (ESALV) e Lisete Pereira(ESFRL) - Clube Europeu

Cursos Profissionais

Calendário de Provas de Recuperação de Módulos em Atraso

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

Reapreciações 3ª Fase

Procedimentos e datas

Época extraordinária dos exames finais nacionais do ensino secundário setembro de 2026

De acordo com o Despacho Normativo n.º 8-B/2026, de 21 de julho, podem realizar exames finais nacionais do ensino secundário na época extraordinária todos os alunos que reuniam condições para realizar os referidos exames na 2.ª fase no ano letivo de 2025-2026, independentemente de os terem realizado ou não. As inscrições (a realizar na plataforma PIEPE) para esta época especial de exames decorrem de 27 de julho de 2026 a 31 de julho de 2026. A inscrição e a realização de exames nos termos do presente artigo estão isentas do pagamento de qualquer propina ou outro encargo pelos alunos.

AnexoDespachoNormativoN8 Bbarra2026

____________________________________

Norma 3 /JNE - atualização

Norma 3 /JNE - atualização

____________________________________

Projetos dinamizados pelo CE

lohoerasmusmais

 logoeuroproject

PASCH Logo farbig

logopepa

Novas Plataformas

logoinovaralunos

logoinovarconsulta.jpg

logoinovarsigev2

 

 

 

escsaudavel2026.jpg

SPO

Projetos / Clubes

Clube Europeu