Primeira parte do intercâmbio ARTeS -3, Arts Exchange

1718ARTeS31P

 Galeria

Entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março decorreu a primeira parte do intercâmbio ARTeS -3, Arts Exchange, que contou com a participação de 19 alunos da nossa escola, em parceria com outros tantos do Strabrecht College, de Geldrop, na Holanda.
Nesta primeira fase do intercâmbio, em Geldrop, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver projetos para intervenção num espaço devoluto da cidade. Com vista a esta intervenção urbana, os alunos participaram num workshop sobre arte urbana e técnicas de graffiti dinamizado pelo artista plástico e graffiti writer Emil van der Wijst.
O programa incluiu ainda uma visita de estudo a Amsterdão, com visita ao imponente Rijksmuseum.

Ler mais...

Intercâmbio STORIES 2018

1718stories1capa

Galeria


A ESFRL recebe um grupo de 23 alunos da escola belga Óscar Romerocollege, de Dendermonde, no âmbito de mais uma atividade de intercâmbio do Clube Europeu, que está a decorrer de 21 a 28 fevereiro.
Alunos belgas e portugueses trabalham o tema de histórias e lendas locais e nacionais, que vão recontar, usando os novos media.
O programa inclui worshops de fotografia e vídeo e algumas visitas culturais à região centro e a Lisboa. A animação e o entusiasmo abundam e o bom tempo ajuda.

Auf Wiedersehen Meike…

 

Galeria

Auf Wiedersehen Meike…
Foi com o apoio da Associação “ Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães” e do Instituto alemão, no âmbito do projeto Schulwärts, que visa facultar a jovens licenciados alemães um estágio , numa escola de um país estrangeiro, que esteve desde 19 de setembro 2017 até ao dia 12 de janeiro deste ano, na nossa escola , a estagiária Meike Range.
O objetivo primordial deste projeto é proporcionar a estes jovens licenciados que pretendem ser futuros professores , uma experiência internacional , numa escola, em que divulguem, em primeiro lugar, a sua língua e cultura materna, assim como, colaborem diretamente com os professores de língua.
A estagiária Meike despediu-se da nossa escola no passado dia 12 de janeiro e garante levar na sua mala de viagem uma experiência inesquecível .
Acompanhou regularmente todas as turmas de alemão, num total de 18 horas semanais. Dinamizou um Clube de Alemão para professores e outro para alunos interessados, acompanhou as sessões do grupo de teatro alemão, apoiou a atividade “ Workshop de doçaria de Natal”, acompanhou a coordenadora no Encontro Anual de Escolas Piloto de Alemão (PEPA), em Lisboa. Acompanhou e apoiou a atividade: workshop de jornais digitais “ Digitale Klicke”, organizou e dinamizou duas exposições , uma sobre o “Muro de Berlim”, em novembro e a que está ainda patente no átrio da escola sobre” Paisagens e Cidades da Alemanha”. Teve também um papel muito ativo no intercâmbio entre Cidades Geminadas de Rheine, em que apoiou e acompanhou o grupo todos os dias.
Todos os alunos, funcionários e professores que tiveram o prazer de conhecer a Meike lamentam a sua partida…

Obrigada…

Danke Meike!
O Clube Europeu

“Cidades Geminadas”- Jovens de Rheine em Leiria

Galeria

Concretizou-se a 2ª etapa do projeto “ Jovens a Caminho da Europa 2017”, no âmbito da geminação com a cidade de Rheine. Os 18 jovens oriundos de 3 escolas secundárias de Rheine e os seus acompanhantes , a ex-presidente da Câmara de Rheine e um ex- diretor de escola aposentado conviveram com os seus parceiros leirienses, da ESALV e ESFRL na semana de 25 de outubro a 1 de novembro. Tiveram a oportunidade de conhecer as escolas envolvidas, a cidade e o riquíssimo património cultural e natural que a nossa região tem para oferecer.

Ler mais...