O USO DE SCENEDESMUS NA DESPOLUIÇÃO DO RIO LIS

1718JornadfaEngenhariaEAmbienteIPL

 

A Carolina Martins, Diana Mendes e Sara Passadouro, do 12ºD, foram convidadas pelo IPL para apresentarem um projeto, desenvolvido no contexto da disciplina de Biologia, em parceria com a Algoteca da Universidade de Coimbra e com a ESTG do IPLeiria, nas Jornadas de Engenharia do Ambiente, que decorreram nas instalações da ESTG, no passado dia 12 de abril.

A Carolina, a Diana e a Sara estudaram a ação da microalga Scenedesmus na despoluição dos nitratos, fosfatos e sulfatos que resultam da ação agropecuária sobre o rio Lis. Depois de terem recolhido água em três pontos estratégicos do rio, aclimataram a alga nessas águas e verificaram que ela se reproduziu bem e fez diminuir a presença dos químicos na água.

1718JornadfaEngenhariaEAmbienteIPL1

A partir de um complexo e elaborado procedimento, realizado no campo e nos laboratórios da Universidade de Coimbra e da ESTG do IPL, as alunas concluíram que a alga Scenedesmus, que durante o projeto teve um padrão de crescimento ecologicamente não perturbador, deveria ser mais usada nos processos de despoluição do rio Lis, pelo menos no que se refere aos nitratos, fosfatos e sulfatos.
A Carolina, a Diana e a Sara fizeram uma apresentação dinâmica, esclarecedora, alegre e cientificamente muito correta. Parabéns! :)

1718JornadfaEngenhariaEAmbienteIPL2

 

1718JornadfaEngenhariaEAmbienteIPL3

 

1718JornadfaEngenhariaEAmbienteIPL4