Alunos assistem a representações da companhia Actus e reforçam aprendizagens literárias.

2526FreiLuisSousa 01min 2526FreiLuisSousa 02min

A companhia de teatro itinerante Actus apresentou, no mês de janeiro, no auditório da ESFRL, duas obras incontornáveis da literatura portuguesa: Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, e Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett.

A iniciativa permitiu aos alunos do 10.º e do 11.º anos assistir às respetivas encenações, numa experiência que complementou o estudo destas obras no âmbito da disciplina de Português. A visualização das representações deu aos estudantes a oportunidade de comparar o texto literário original com a sua adaptação cénica, aprofundando a compreensão das obras e valorizando a dimensão performativa do teatro.

Posteriormente, algumas turmas do 11.° ano elaboraram textos de apreciação crítica sobre o espetáculo, em trabalhos de grupo. Esta atividade promoveu a articulação dos domínios de Educação Literária e de Produção Escrita.

Os textos resultantes encontram-se agora expostos na biblioteca escolar, valorizando o envolvimento dos alunos e celebrando a ligação entre leitura, teatro e escrita crítica e criativa.

Paula Pereira

Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

Pedidos de consulta de prova e reapreciação - 2ª fase

 NOVO  Procedimentos, prazos, modelos

Época extraordinária dos exames finais nacionais do ensino secundário setembro de 2026

De acordo com o Despacho Normativo n.º 8-B/2026, de 21 de julho, podem realizar exames finais nacionais do ensino secundário na época extraordinária todos os alunos que reuniam condições para realizar os referidos exames na 2.ª fase no ano letivo de 2025-2026, independentemente de os terem realizado ou não. As inscrições (a realizar na plataforma PIEPE) para esta época especial de exames decorrem de 27 de julho de 2026 a 31 de julho de 2026. A inscrição e a realização de exames nos termos do presente artigo estão isentas do pagamento de qualquer propina ou outro encargo pelos alunos.

AnexoDespachoNormativoN8 Bbarra2026

____________________________________

Norma 3 /JNE - atualização

Norma 3 /JNE - atualização

____________________________________

Provas de Equivalência à Frequência, 2.ª Fase, 2025/2026 - Calendário

 
____________________________________

EXAMES NACIONAIS 2026 - Atualização | publicação dos resultados

(Dia 19 de julho; 11:30) | Todas as classificações que estavam "Suspensas" já se encontram corrigidas e atualizadas na plataforma GIAE, à qual pode aceder na página da ESFRL.

A exceção diz respeito às provas que foram realizadas como provas de ingresso, cuja verificação deve ser feita presencialmente.

Na segunda-feira, pelas 09h00, estarão afixadas todas as correções na Escola.

Lembramos ainda que iremos proceder ao envio progressivo das provas digitais, sem necessidade de efetuar pedido de consulta de prova. Este procedimento apenas é necessário para consulta das provas de Desenho A e Geometria Descritiva A, que foram realizadas em suporte papel.

A Diretora,

Olga Morouço

____________________________________

 

EduQA - Alteração ao calendário das provas de avaliação externa

 NOVO Alteração ao calendário das provas de avaliação externa, atualizando os prazos de afixação de pautas da 1.ª fase e a calendarização geral da 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário e das provas finais de ciclo do ensino básico 2025/2026.

Consultar documento 

Apoio a alunos - exames nacionais

 Cronograma de apoios

____________________________________

Matrizes - Provas Extraordinárias de Avaliação

Matrizes - Provas Extraordinárias de Avaliação

____________________________________

Informação-Prova de equivalência à Frequência - 2526

Calendário de Provas de Equivalência à Frequência, 1ª fase

Informação-prova de Equivalência à Frequência

____________________________________

Exames 2025/26 - Inscrições para Exames Nacionais

Decorre de 6 a 19 de março a inscrição para a 1ª Fase dos Exames Nacionais (11º e 12º anos)
 
A Inscrição é totalmente eletrónica e processa-se online na plataforma PIEPE através do link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login
 
Para o efeito, poderão consultar as ajudas EM FORMATO DE VÍDEO, no seguinte endereço: https://jnepiepe.dge.mec.pt/ajudas/
 
Os alunos do 12º ano que vão candidatar-se ao Ensino Superior deverão fazer o pedido de SENHA e anexar o comprovativo na inscrição da PIEPE.
Para outras informações sobre o acesso ao Ensino Superior devemconsultar https://www.dges.gov.pt/
 
Deverão ler com a devida atenção os documentos:
 
Qualquer dúvida, poderão solicitar esclarecimentos aos Serviços Administrativos, através do telefone 244890260 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Salas de Estudo

As Salas de Estudo terão início no dia 6 de outubro,  próxima 2ª feira. Os interessados deverão consultar regularmente  o mapa de salas de estudo, pois os respetivos horários poderão sofrer alguns reajustes ao longo do ano letivo.

Projetos / Clubes

escsaudavel2026.jpg

Clube Europeu

SPO