OTES - Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário

Durante esta semana, de 7 a 9 /07,  serão aplicados na ESFRl questionários OTES, aos alunos que frequentam o 12ºAno do ensino regular.

Link de acesso ao questionário https://otes.dgeec.mec.pt/otes12

1. BREVE APRESENTAÇÃO DO OTES

O Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) é um mecanismo de monotorização e acompanhamento dos trajetos de jovens que frequentam (ou frequentaram) o ensino secundário que recolhe informação desde 2007. O OTES é um projeto da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) que tem como objetivo contribuir para o enriquecimento dos processos de tomada de decisão ao nível das escolas que oferecem este nível de ensino e do próprio Ministério da Educação.

No quadro desta finalidade foram definidos os seguintes objetivos:

1 – Produzir e divulgar informação sobre os trajetos escolares e profissionais dos estudantes do ensino secundário ou equivalente.

1.1. Analisar os trajetos escolares dos estudantes no decorrer do ensino secundário;

1.2. Analisar os trajetos de transição dos diplomados do ensino secundário ou equivalente dentro do sistema de ensino (ensino superior) e de formação;

1.3. Analisar os trajetos de inserção socioprofissional dos diplomados do ensino secundário ou equivalente;

1.4. Analisar os trajetos de inserção socioprofissional dos estudantes que não concluem o ensino secundário.

2 – Apoiar a tomada de decisão no âmbito da educação.

2.1. Sinalizar aspetos que sejam estratégicos à tomada de decisão política e à elaboração de recomendações;

2.2. Disponibilizar informação de apoio à tomada de decisão (monitorização, autoavaliação e avaliação externa) no âmbito da gestão escolar local.

COVID-19- Em Destaque

Norma 2/2021 JNE - Instruções para Realização, classificação, reapreciação e reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário, para conhecimento.

• Despacho normativo n.º 14-A/2021, que procede à regulamentação da realização de exames finais nacionais para melhoria de nota da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior e à definição do respetivo processo extraordinário de inscrição.
  • Processo extraordinário de inscrição - Informação aos alunos que procedem à alteração de inscrição.

Prazo termina a 31-05-2021

• De acordo com o Despacho Normativo nº10-A/2021, de 22 de março, a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência do ensino  secundário está sujeita a inscrição nos termos e prazos definidos.

Prazo para inscrição  para a 1ª fase – De 24 de março a 15 de abril

​Prazo para inscrição  para a 2ª fase – De 2 a 6 de agosto.

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Estas informações não dispensam a consulta do referido documento.

O pagamento de emolumentos deve ser efetuado presencialmente nos Serviços Administrativos da ESFRL, sendo necessário efetuar marcação prévia.

• Informa-se que a pauta referente às classificações dos exames da fase de março/abril, dos Cursos Profissionais já se encontra afixada e pode ser consultada no local habitual.