Informações sobre o Erasmus+ ESCOLA

logoESFRL3x3transparente  acrerasmus.jpg  Logoce

No âmbito da aprovação da Candidatura Erasmus+ ESCOLA, elaborada e submetida pelo Clube Europeu, a nossa escola recebeu o certificado de Acreditação Erasmus, com validade de 01 de fevereiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

O primeiro pedido de financiamento foi aprovado, por um período de 15 meses e o Clube Europeu já deu início às atividades preparatórias de dinamização do projeto, nomeadamente divulgação do mesmo à comunidade educativa, contatos com os alunos e membros da comunidade educativa que manifestaram interesse em participar, procura de entidades de acolhimento, seleção de alunos, reuniões com alunos e encarregados de educação, contatos com as entidades de acolhimento, e ainda planeamento das atividades, que se realizarão no próximo ano letivo.
As atividades planeadas serão desenvolvidas com escolas parceiras de longa data, que nos garantem segurança e fiabilidade e os participantes nas atividades serão apoiados e acompanhados pelas colegas do Clube Europeu.
Serão realizadas mobilidades de alunos em grupo (intercâmbios) e individuais, de curta duração (frequência de aulas numa escola estrangeira), por períodos que vão de 1 a 4 semanas. Do mesmo modo iremos receber mobilidades de alunos de escolas parceiras.
Estão planeadas mobilidades de curta duração com a Finlândia, Bélgica e Alemanha. No primeiro período, 4 alunos da Finlândia irão frequentar a nossa escola durante os meses de outubro e novembro, enquanto 3 alunos da nossa escola irão frequentar a escola parceira de Namur na Bélgica, durante o mês de novembro. No segundo período, em fevereiro e março, 4 alunos da nossa escola irão frequentar a escola de Jyväskyla, na Finlândia, enquanto 3 alunos da escola de Namur, Bélgica, irão realizar a sua mobilidade na nossa escola. Ainda em mobilidades de curta duração, 2 alunas da nossa escola irão frequentar a escola Stift Keppel, na Alemanha, em data a definir. No terceiro período está prevista a receção de duas alunas do Instituto Miguel Catalán, em Saragoça, para uma mobilidade de longa duração (estágio) em empresas de Leiria, na área de Nutrição/ Biologia/Química, durante os meses de abril e maio.
Todo o processo de seleção de alunos é feito pelas colegas do Clube Europeu, tendo em conta as candidaturas dos mesmos e de acordo com as indicações dadas e critérios definidos. Todos os alunos que se candidataram foram contatados e todos eles selecionados para realizarem mobilidades individuais ou em grupo.
Relativamente às mobilidades em grupo, serão realizadas 3 mobilidades de grande grupo
(intercâmbios) e uma de pequeno grupo (conferência), que já está planificada para a Eslovénia de 17 a 22 de outubro.
Estão em fase de planeamento 3 intercâmbios com as escolas de Dendermonde, na Bélgica, de Geldrop, na Holanda e com a escola Stift Keppel, na Alemanha.
O clube Europeu irá dar continuidade à fase de candidatura e seleção de alunos para os referidos intercâmbios no início do próximo ano letivo.
Quanto aos job shadowings, estão previstos 2 job shadowings de Francês, a realizar entre a nossa escola e a escola Lycée Hubert Clément, em Esch, Luxemburgo, em novembro e com a escola Gradia, em Jyväskyla, na Finlândia, em fevereiro.  Está ainda prevista a receção de duas professoras da escola parceira de Saragoça, Instituto Miguel Catalán, para um job shadowing na nossa escola, na área laboratorial de Biologia e Química, em outubro.
Este projeto inclui também a participação de pessoal docente e não docente em formações/cursos estruturados. Para este efeito, será fornecido, pelo Clube Europeu, todo o apoio logístico na elaboração dos contratos de formação. Alertam-se os colegas que demonstraram interesse em participar nestes cursos, nomeadamente os colegas dos departamentos de Matemática, Biologia, Geografia e Línguas Germânicas para a necessidade de procurarem cursos do seu interesse e área e estabelecerem os contatos necessários, a fim de puderem efetuar as suas inscrições.
O Clube Europeu considera que a aprovação e financiamento deste projeto constitui mais um grande passo na internacionalização da nossa escola.

A coordenadora do Clube Europeu
Alcinda Goulart