XII Mostra Nacional de Ciência

1718ParticipacaoESFRLResumoMin

Resumo das participações dos nossos alunos

 A 12ª Mostra Nacional de Ciência, realizou-se, de 31 de maio a 2 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na qual estiveram presentes a concurso 100 projetos da autoria de 265 jovens cientistas e investigadores, orientados por 64 professores.

Os projetos a concurso foram das mais variadas áreas de estudo: Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química.

Para além de estarem presentes jovens cientistas de todo o país, estiveram também presentes projetos internacionais oriundos de Espanha e Moçambique.

A 12ª Mostra Nacional de Ciência conta ainda com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.

A ESFRL esteve representada com 6 projetos de 6 equipas de alunos do 12º ano, num total de 18 alunos, o máximo que é permitido a cada escola.

Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

Provas de Equivalência à Frequência - época especial

 NOVO  Calendário

Pedidos de consulta de prova e reapreciação - 2ª fase

 NOVO  Procedimentos, prazos, modelos

Época extraordinária dos exames finais nacionais do ensino secundário setembro de 2026

De acordo com o Despacho Normativo n.º 8-B/2026, de 21 de julho, podem realizar exames finais nacionais do ensino secundário na época extraordinária todos os alunos que reuniam condições para realizar os referidos exames na 2.ª fase no ano letivo de 2025-2026, independentemente de os terem realizado ou não. As inscrições (a realizar na plataforma PIEPE) para esta época especial de exames decorrem de 27 de julho de 2026 a 31 de julho de 2026. A inscrição e a realização de exames nos termos do presente artigo estão isentas do pagamento de qualquer propina ou outro encargo pelos alunos.

AnexoDespachoNormativoN8 Bbarra2026

____________________________________

Norma 3 /JNE - atualização

Norma 3 /JNE - atualização

____________________________________

Provas de Equivalência à Frequência, 2.ª Fase, 2025/2026 - Calendário

 
____________________________________

EXAMES NACIONAIS 2026 - Atualização | publicação dos resultados

(Dia 19 de julho; 11:30) | Todas as classificações que estavam "Suspensas" já se encontram corrigidas e atualizadas na plataforma GIAE, à qual pode aceder na página da ESFRL.

A exceção diz respeito às provas que foram realizadas como provas de ingresso, cuja verificação deve ser feita presencialmente.

Na segunda-feira, pelas 09h00, estarão afixadas todas as correções na Escola.

Lembramos ainda que iremos proceder ao envio progressivo das provas digitais, sem necessidade de efetuar pedido de consulta de prova. Este procedimento apenas é necessário para consulta das provas de Desenho A e Geometria Descritiva A, que foram realizadas em suporte papel.

A Diretora,

Olga Morouço

____________________________________

 

EduQA - Alteração ao calendário das provas de avaliação externa

 NOVO Alteração ao calendário das provas de avaliação externa, atualizando os prazos de afixação de pautas da 1.ª fase e a calendarização geral da 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário e das provas finais de ciclo do ensino básico 2025/2026.

Consultar documento 

Apoio a alunos - exames nacionais

 Cronograma de apoios

____________________________________

Matrizes - Provas Extraordinárias de Avaliação

Matrizes - Provas Extraordinárias de Avaliação

____________________________________

Informação-Prova de equivalência à Frequência - 2526

Calendário de Provas de Equivalência à Frequência, 1ª fase

Informação-prova de Equivalência à Frequência

____________________________________

Exames 2025/26 - Inscrições para Exames Nacionais

Decorre de 6 a 19 de março a inscrição para a 1ª Fase dos Exames Nacionais (11º e 12º anos)
 
A Inscrição é totalmente eletrónica e processa-se online na plataforma PIEPE através do link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login
 
Para o efeito, poderão consultar as ajudas EM FORMATO DE VÍDEO, no seguinte endereço: https://jnepiepe.dge.mec.pt/ajudas/
 
Os alunos do 12º ano que vão candidatar-se ao Ensino Superior deverão fazer o pedido de SENHA e anexar o comprovativo na inscrição da PIEPE.
Para outras informações sobre o acesso ao Ensino Superior devemconsultar https://www.dges.gov.pt/
 
Deverão ler com a devida atenção os documentos:
 
Qualquer dúvida, poderão solicitar esclarecimentos aos Serviços Administrativos, através do telefone 244890260 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Salas de Estudo

As Salas de Estudo terão início no dia 6 de outubro,  próxima 2ª feira. Os interessados deverão consultar regularmente  o mapa de salas de estudo, pois os respetivos horários poderão sofrer alguns reajustes ao longo do ano letivo.

Cursos Profissionais

Calendário de Provas de Recuperação de Módulos em Atraso

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Projetos / Clubes

escsaudavel2026.jpg

Clube Europeu

SPO