OPE - Divulgação e votação de propostas

OPE

 

No âmbito do projeto "Orçamento Participativo das Escolas" foram aprovadas para votação 2 propostas, submetidas por dois grupos de alunos das turmas do 10ªB e 11ºN.

Nos dias 22 e 23 de março, amanhã e 5ª feira, decorrerão algumas atividades para divulgação das propostas, e na 6ª feira, dia 24 de março, terá lugar a votação das propostas.

Apelamos à participação de todos os alunos!

Propostas a votação

Mesas E Cadeiras Para a Zona do Refeitório (grupo de alunos do 11ºN)

Horta Pedagógica (grupo de alunos do 10ºB)

 

 

Descrição: Orçamento Participativo das Escolas – Proposta Somos um grupo de alunos do 10.º ano e apresentamos a todos os colegas uma proposta de concretizar na nossa escola, o projeto de uma horta pedagógica. Apesar de sermos alunos de uma escola secundária, achamos que este projeto faz todo o sentido e não tem que se limitar, como acontece na maioria dos casos, às escolas do ensino básico. Já temos a autorização para utilizar um determinado terreno dentro dos limites da escola, temos pontos de água disponíveis no terreno, temos professores e auxiliares disponíveis para nos ajudarem e temos a nossa boa vontade. Precisamos de alguns utensílios, para além daqueles que os nossos avós e os nossos pais nos podem ceder, e, sobretudo, de um sistema de rega gota a gota que garanta que as nossas plantas recebam água quando a chuva não for suficiente e nós formos de férias. Por isso, quando a escola divulgou o “Orçamento Participativo das Escolas”, achámos que nos podíamos candidatar com o nosso projeto que já estava a ser planeado, com a ajuda dos nossos professores, na componente de Cidadania e Desenvolvimento. Como já temos água instalada no terreno, a verba prevista será suficiente para a instalação do sistema de rega. Os objetivos da nossa horta pedagógica são muito variados: melhorar aquilo que alguns de nós já sabem sobre a “arte do cultivo” (semear, plantar, cuidar), tendo em atenção os diferentes ritmos de crescimento das plantas e os ciclos da natureza; realizar experiências ativas em aprendizagens de algumas disciplinas; estimular a criatividade, a curiosidade, o respeito, a resiliência; desenvolver capacidades importantes para a nossa vida (divisão de tarefas, responsabilidade partilhada, compromisso, trabalho em equipa); divulgar as vantagens de uma alimentação saudável; valorizar o reconhecimento daqueles que se dedicam à agricultura; incentivar as práticas da agricultura biológica. Estes objetivos são comuns a muitos outros projetos de hortas pedagógicas que fomos conhecendo através da internet. Para além dos objetivos já enunciados pretendemos, com este nosso projeto, concretizar, na componente de Cidadania e Desenvolvimento, como já referimos, os domínios obrigatórios selecionados pelo Conselho Pedagógico da nossa escola para o 10.º ano, a saber: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Saúde, o que também tem a ver com o Projeto de Educação para a Saúde (estes elementos foram fornecidos pela nossa Diretora de Turma). Quanto mais soubermos e fizermos nestes domínios, como em outros igualmente importantes, melhores cidadãos poderemos vir a ser. Por último, mas em primeiro lugar, este nosso projeto ganha ainda mais sentido, para nós, se puder contar com o envolvimento e a inclusão de todos os nossos colegas, sobretudo aqueles que necessitam mais da nossa colaboração, compreensão e entreajuda. Queremos contribuir para um maior desenvolvimento, entre toda a comunidade, de laços de solidariedade e de partilha. Ainda neste contexto de “uma escola para todos”, consideramos que esta horta pedagógica pode complementar outros projetos em que a escola já está envolvida e que fomentam diretamente a inclusão como: o Desporto Escolar (com as modalidades de Natação e Boccia), a Biblioteca Escolar (com Ler é pr@ todos), o Programa de Educação para a Saúde e Educação Sexual. Acreditamos que com esta nossa iniciativa podemos ajudar a melhorar competências para a vida e promover a integração mais autónoma daqueles que mais precisam da vontade e disponibilidade dos outros, e nós somos os outros…os que não querem ser indiferentes. Por fim, queremos agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a apresentar esta proposta. Leiria, 13 de março de 2023.

 

Descrição: No âmbito do projeto Orçamento Participativo das Escolas , apresentamos a proposta de adquirir cadeiras e mesas a fim de serem colocadas na zona exterior do refeitório. A razão que nos levou a tomar esta medida foi o facto de observamos, diariamente, alunos da nossa escola a realizarem a refeição do almoço sentados no chão ou em bancos não apropriados para este fim. Esta situação ocorre devido à falta de mesas e cadeiras, mas principalmente devido à quantidade desproporcional de mesas em relação às cadeiras existentes. Este problema sempre causou, tanto ao grupo de proponentes, como aos professores e aos restantes alunos, grande desconforto e desagrado. Deste modo, propomos, com os fundos atribuídos à nossa escola, a compra de 3 mesas e 27 cadeiras com o objetivo de promover o bem-estar de toda a comunidade escolar, proporcionar uma hora de almoço agradável e incentivar mais alunos a utilizarem o refeitório.

 

Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

 NOVO Calendário de provas de Equivalência à Frequência - 1ª Fase

Norma 2 JNE

Chama-se especial atenção para o disposto nos pontos o disposto nos n.ºs 4., 9., 10., 11., 12., 13., 18., 19., 20., 23., 26.23., 26.25. e Capítulo III - Reapreciação das Provas e Exames.

Guia para a realização de provas/exames por Alunos Praticantes Desportivos de Alto Rendimento - 2023

Inscrições para Exames Nacionais
 
  • Decorre de 4 a 17 de abril a inscrição para a 1ª Fase dos Exames Nacionais (11º e 12º anos)
  • A Inscrição é totalmente eletrónica e processa-se online na plataforma PIEPE através do link 

 https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login  (manual de instruções PIEPE)

 

  • Os alunos do 12º ano que vão candidatar-se ao Ensino Superior deverão fazer o pedido de SENHA e anexar o comprovativo na inscrição da PIEPE.
  • Deverão ler com a devida atenção os documentos:
NORMA 01/JNE/2023 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Qualquer dúvida, poderão solicitar esclarecimentos aos Serviços Administrativos através do telefone 244890260 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Centros de Apoio

A oferta de apoios pedagógicos na modalidade de "Centros de Apoio" é de frequência facultativa para esclarecimento pontual de dúvidas.

Atualizado 10-05-23  Mapa de Centros de Apoio - 2022/2023

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