Parlamento dos Jovens

Palestra: Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?
2223ParlamentoJovens01Min

Na passada terça-feira, dia 6 de dezembro, nós, participantes do projeto da Assembleia da República denominado de Parlamento de Jovens, tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra dinamizada pelo psicólogo Paulo José Costa, assistente de Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar de Leiria.
Tendo sido aluno desta escola, o Dr. Paulo Costa falou-nos da Saúde Mental dos Jovens, o tema em debate no projeto deste ano. Foram discutidos os desafios que os jovens enfrentam a nível psicológico, tal como as possíveis respostas.
De acordo com o psicólogo, o ambiente escolar carece de um clima de convivência pacífica docentes e discentes e de estes entre si. Referiu que são cada vez mais frequentes as manifestações de violência e as situações de indisciplina.
Para o Dr. Paulo Costa, um importante interveniente para, de alguma forma, solucionarmos tais problemas, será o professor. Para além de expor os conteúdos disciplinares, este, através da interação, tem um relevante papel na modelagem de atitudes e comportamentos dos alunos.
Considerou, também, a escola como um contexto ideal para educar para a Convivência, funcionando, não como intervenção profissional, mas como um suporte social na proteção da nossa saúde mental.
Assim, também os estudantes são indispensáveis para aliviar ou apoiar colegas a ultrapassar momentos difíceis.
Outros aspetos de igual interesse foram abordados na palestra e que também suscitaram o interesse dos participantes.

Margarida Machado, 11.º L