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Alunas premiadas em concurso promovido pela Fvp

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A Fundação Vox Populi promove o uso pedagógico dos estudos de investigação nas escolas, com o apoio institucional do Ministério da Educação, através da Direção Geral de Educação. O prémio atribuído à Eliana Gomes, Matilde Marques e Joana Serrano, do 12.ºE, resultou de um trabalho de pesquisa coordenado pela professora Ana Gameiro e teve como mentora científica uma ex-aluna nossa, também ela participante premiada em concursos juvenis de ciência, agora aluna na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Francisca Ferreira. Por isso a ESFRL está duplamente satisfeita! Parabéns!!
O trabalho das alunas baseou-se numa metodologia “Desk Research", um instrumento pedagógico que incrementa a literacia e desenvolve o sentido de cidadania dos jovens através daconsciencialização para as realidades envolventes e da mudança de atitude que esse conhecimento pode implicar. Neste caso, as alunas inspiraram-se na segunda temporada de “Sex Education”, uma série de comédia dramática criada por Laurie Nunn, que estreou a 11 de janeiro de 2019 na Netflix.
Na segunda temporada da série, lançada em janeiro de 2020, a escola Moordale Secondary vive um surto de clamídia que resultou da falta de conhecimento sobre esta DST, tanto por parte dos alunos como dos professores.
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As alunas quiseram então conhecer, entre os seus colegas da ESFRL, qual era o grau de conhecimento geral sobre DST, sobre formas de prevenção das DST e com quem falam sobre DST. Para isso, entrevistaram diretamente 10% dos estudantes do sexo masculino e do sexo feminino dos 10º, 11º e 12º anos, à entrada da escola.
As alunas fizeram um relatório baseado no seu estudo e nele podemos encontrar estes três gráficos, que devem pôr a escola a pensar… Apresentação PowerPoint.

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Publicação de classificações, 1º e 10º Anos - 3º período

As classificações serão publicadas na plataforma GIAE até ao final do dia de hoje.

Amanhã, dia 30/06/2022 a partir das 14.00 horas, as pautas de classificação estarão afixadas na escola. 

Leiria, 29-06-2022

 

Cidadania e Desenvolvimento – Ano Letivo 2021/2022

No âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, todas as turmas da ESFRL desenvolveram projetos que permitiram aos alunos trabalharem a proatividade na procura de soluções em função do bem comum, assumindo-se como cidadãos participativos e humanistas. Conforme a Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, os domínios obrigatórios desenvolvidos por ano de escolaridade foram:

l 10º e 1ºs anos: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Saúde

Os jovens sentiram o apelo global de participação na “Agenda 2030”, trabalhando um (ou vários) “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, aprovados na Cimeira das Nações Unidas em setembro de 2015. (VER PROJETOS)

l 11º e 2º anos: Interculturalidade

A era da globalização, as transformações sociais ocorrem a um ritmo cada vez mais acelerado. Fenómenos como as mudanças climáticas, migrações e desastres naturais têm uma enorme influência nas sociedades, causando muito frequentemente um aumento das desigualdades, da pobreza e da exclusão. Os mecanismos de prevenção e resolução têm de ser baseados em valores como a paz, a inclusão, a dignidade humana e a igualdade e promover o entendimento mútuo, a tolerância e a aceitação da diferença. Hoje, mais do que nunca, é necessário promover valores, atitudes e comportamentos que fomentem o diálogo, a não-violência, a tolerância e a reaproximação de culturas, princípios centrais à Declaração Universal da Diversidade Cultural da UNESCO.

As turmas refletiram nos seus projetos, formas diversas de conhecer e aproximar culturas. (VER PROJETOS)

l 12º e 3º anos: Direitos Humanos e Igualdade de Género

Os Direitos Humanos, enquanto domínio da Cidadania e Desenvolvimento, visam promover uma cultura de direitos humanos e de liberdades fundamentais, em todos os aspetos da vida das pessoas, contribuindo para que as crianças e os jovens adquiram os conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam compreender, exercer e defender os Direitos Humanos, assumindo o respeito por estes como responsabilidade de todas as pessoas, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia.

A Educação para a Igualdade de Género pretende incentivar os alunos a conhecer o Conceito Igualdade de Género. Com isso, procura promover igualmente os direitos das mulheres e das raparigas e a igualdade de género em vários planos – político, económico, social e cultural – contribuindo para a eliminação de estereótipos.

Os alunos do 12º e 3ºanos desenvolveram projetos que visaram estes 2 domínios obrigatórios (VER PROJETOS)

Projeto de Cidadania e Desenvolvimento 10ºE

A nossa turma, 10 E, tem como projeto de cidadania a recolha do lixo espalhado pelo recinto escolar e que se encontra fora do seu “habitat”, os caixotes para esse efeito. Para tal, no final do 1 período,decidimos iniciar este projeto, começamos por fazer o reconhecimento do local e do seu estado através de reportagem fotográfica.
Na segunda fase do projeto, depois de constatarmos que havia quase uma lixeira a céu aberto em algumas zonas do espaço escolar, sobretudo campo desportivo ao ar livre, procedemos à recolha desse lixo, deixando o espaço mais limpo e apelativo. No entanto, percebemos que, alguns dias depois, o lixo já se tinha voltado a acumular.
Assim, com o objetivo de minimizar este problema, tivemos a ideia de construir um caixote para colocar no local em questão, elaborado com materiais reutilizados, como garrafões de água, que estamos a recolher na comunidade escolar.
Acima de tudo, queremos com esta iniciativa apelar ao bom senso de todos e passar a mensagem que a escola não é uma lixeira, mas sim a nossa segunda casa, que devemos preservar e estimar.
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Dia 20 de Junho assinala-se o Dia Mundial do Refugiado

Os refugiados e a migração humana são grandes preocupações do nosso tempo, e parece urgente reconhecer este facto e agir para apoiar aqueles que mais precisam.

A mudança climática é um dos fatores que contribui para o número crescente de refugiados. Os que vivem na linha de frente da emergência climática, carecem de recursos para se adaptarem a um ambiente cada vez mais hostil e são forçadas a migrar longas distâncias, vendo as suas vidas postas em risco.

Sabendo que alguns países são mais responsáveis pelas mudanças climáticas do que outros, os alunos do 11º A e do 11ºC, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, foram desafiados a discutir “migração e refugiados climáticos”, através de um debate interturmas que ocorreu no dia 8 de abril, em parceria com o Instituto Marquês Valle Flôr, integrado no Projeto “People and Planet: a common destiny”. Este ciclo de debates, este ano letivo, iniciou-se em 19 novembro, entre as turmas A e D, do 11o.

A turma do 11º C elaborou também um Manifesto (ver aqui) onde pretende sensibilizar a comunidade internacional para uma consciência coletiva. Este grupo de alunos pretende dar o seu contributo ativo fazendo chegar o seu manifesto, com as respetivas propostas de ação, à agência da ONU que apoia os refugiados, à Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), à Secretária de Estado da igualdade e Migrações, aos nossos eurodeputados e à Organização Mundial das Migrações em Portugal.

As Diretoras de Turma

A coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento,

Ana Isabel Lopes, Lídia Antunes e Dina Francisco

 

 

Cidadania e Desenvolvimento 10ºF "Reaproveitar para Saborear"

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração, os professores das disciplinas de Português, Inglês e Biologia-Geologia, propuseram aos alunos do 10ºF a criação de receitas alusivas ao tema "Reaproveitar para Saborear" , com o intuito de aproveitar alguns alimentos, confecionado-os e transfromando-os em refeições diferentes e saborosos. O resultado deste projeto pode ser consultado aqui.

 

 

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