Prémio de Melhor Leitor/a 2020 - 21
"Dia 18 de junho, foi entregue pela professora bibliotecáriao prémio de Melhor Leitor/a 2020 - 21, à aluna Mariana Ribeiro, que ficou muito agradada com o livro recebido. Parabéns e boas leituras!
"Dia 18 de junho, foi entregue pela professora bibliotecáriao prémio de Melhor Leitor/a 2020 - 21, à aluna Mariana Ribeiro, que ficou muito agradada com o livro recebido. Parabéns e boas leituras!
"Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 27/2021, de 17 de maio, que aprova a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital.
No documento que prevê os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no ciberespaço, são enunciados vários direitos como o direito: “ao esquecimento“; à proteção contra geolocalização abusiva; ao desenvolvimento de competências digitais ou ainda o direito de reunião, manifestação, associação e participação em ambiente digital.
A lei determina que o Estado deve assegurar o cumprimento, em Portugal, do Plano Europeu de Ação contra a Desinformação para proteger a sociedade contra pessoas que produzam, reproduzam e difundam narrativas desse tipo.
Está previsto que todo o cidadão tem o direito a apresentar queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em casos de desinformação. O documento determina, ainda, o “direito ao esquecimento“, ou seja, todos têm o direito ao apagamento de dados pessoais que lhes digam respeito, nos termos da lei europeia e nacional, podendo, para tal, solicitar o apoio do Estado. "
Direção Geral da Educação
Concurso Nacional de Escolas Arte, Ciências e Letras pela Saúde: Mantém-te ao leme”, a decorrer durante o mês de junho, destinado a alunos dos 2º, 3º ciclos e ensino secundário.
seleção da ESFRL para estar presente no webinar da Green Cork Escolas
O Green Cork Escolas é um programa da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Promove iniciativas de consciencialização e responsabilidade pela preservação e respeito à natureza, destacando a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável proveniente do sobreiro, uma árvore autóctone. A recolha de rolhas de cortiça (em processo de conclusão pelo 10ºB) contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de autóctones, pela Quercus.
As turmas B, C e F do 10º ano estão, desde o início de 2021, comprometidas com o propósito de conhecer e de fazer crescer as nossas matas e florestas autóctones. Em janeiro, cada aluno semeou algumas espécies autóctones num vaso; durante o confinamento, os vasos no laboratório 8 ficaram aos cuidados da dona Fernanda; agora, já crescidas, as plantas estão prontas para ser transplantadas para o seu espaço natural.
Durante esta semana, de 7 a 9 /07, serão aplicados na ESFRl questionários OTES, aos alunos que frequentam o 12ºAno do ensino regular.
Link de acesso ao questionário https://otes.dgeec.mec.pt/
1. BREVE APRESENTAÇÃO DO OTES
O Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) é um mecanismo de monotorização e acompanhamento dos trajetos de jovens que frequentam (ou frequentaram) o ensino secundário que recolhe informação desde 2007. O OTES é um projeto da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) que tem como objetivo contribuir para o enriquecimento dos processos de tomada de decisão ao nível das escolas que oferecem este nível de ensino e do próprio Ministério da Educação.
No quadro desta finalidade foram definidos os seguintes objetivos:
1 – Produzir e divulgar informação sobre os trajetos escolares e profissionais dos estudantes do ensino secundário ou equivalente.
1.1. Analisar os trajetos escolares dos estudantes no decorrer do ensino secundário;
1.2. Analisar os trajetos de transição dos diplomados do ensino secundário ou equivalente dentro do sistema de ensino (ensino superior) e de formação;
1.3. Analisar os trajetos de inserção socioprofissional dos diplomados do ensino secundário ou equivalente;
1.4. Analisar os trajetos de inserção socioprofissional dos estudantes que não concluem o ensino secundário.
2 – Apoiar a tomada de decisão no âmbito da educação.
2.1. Sinalizar aspetos que sejam estratégicos à tomada de decisão política e à elaboração de recomendações;
2.2. Disponibilizar informação de apoio à tomada de decisão (monitorização, autoavaliação e avaliação externa) no âmbito da gestão escolar local.