PEPA - Congresso juvenil ONLINE “Ter uma vida sustentável"

2021PEPAVS

Nos dias 12.-13. novembro de 2020 manteve -se a tradição em participar no workshop : “Jornais digitais” , promovido pelo Instituto Alemão – Lisboa, no âmbito do projeto PEPA.
Face aos constrangimentos impostos pela pandemia, fez-se este encontro em formato digital, na nossa escola. Os 9 alunos participantes da turma 11ºL estiveram durante estes dois dias online e para além de adquirirem algumas ferramentas digitais, participarem em várias sessões de apresentação de projetos relacionados com o tema do encontro:” Ter uma vida sustentável”, assim como tiveram a possibilidade de partilhar o seu trabalho com mais escolas PEPA/ Pasch.

Os alunos produziram um vídeo que será colocado no blog https://blog.pasch-net.de/portugal/ e encontra-se já em https://www.instagram.com/digitaleklickelobo/
O tema atual do vídeo relata a problemática que estamos a viver neste momento… “Viver em tempo de pandemia é sustentável ? “
A equipa foi acompanhada pela professora de alemão e a assistente alemã.

Versão Alemã:
Am 12.-13. November 2020 wurde die Tradition der Teilnahme am Workshop „Digitale Zeitungen“beibehalten. Dieses wurde vom Deutschen Institut - Lissabon gefördert im Rahmen des PEPA-Projekts.
Angesichts der durch die Pandemie auferlegten Einschränkungen fand dieses Treffen an unserer Schule in digitaler Form statt. Die 9 teilnehmenden Schüler aus der 11ºL-Klasse waren während dieser zwei Tage online und lernten nicht nur neue digitale Tools kennen, sondern nahmen auch an mehreren Sitzungen teil, die Projekte zum Thema des Treffens : „Ein nachhaltiges Leben führen“vorstellten, sowie die Möglichkeit hatten, ihre Arbeit mit mehr PEPA / Pasch-Schulen zu teilen.
Die Schüler produzierten ein Video, das auf dem Blog https://blog.pasch-net.de/portugal/ veröffentlicht wird und unter https://www.instagram.com/digitaleklickelobo/ zu finden ist.
Das aktuelle Thema des Videos berichtet über das Problem, das wir derzeit haben… „Ist das Leben in einer Pandemie nachhaltig?“

Das Team wurde von der Deutschlehrerin und der deutschen Assistentin begleitet.

Consulta de prova de exame e pedido de reapreciação: modelos, procedimentos e prazos

Consulta de prova Modelo 9

O pedido de consulta de prova deve ser realizado no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação. Descarregue o modelo 9, preencha e grave, de seguida envie email com anexo, identificado com nome e número de documento de identificação, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As cópias da prova serão entregues ao aluno no 20 de setembro. Para este efeito, deverá deslocar-se à escola (de acordo com o horário dos Serviços Administrativos) para assinar o requerimento e pagamento da devida taxa.

• "Tendo a Presidência do Júri Nacional de Exames(JNE) tido conhecimento de que os alunos e escolas  se estavam a deparar com constrangimentos na inscrição para melhoria de classificação de disciplinas,  na 2.ª fase, vem esta Presidência solicitar que os agrupamentos do JNE enviem às respetivas escolas o seguinte esclarecimento"

Consultar esclarecimento

Norma 2/2021 JNE - Instruções para Realização, classificação, reapreciação e reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário, para conhecimento.

• Despacho normativo n.º 14-A/2021, que procede à regulamentação da realização de exames finais nacionais para melhoria de nota da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior e à definição do respetivo processo extraordinário de inscrição.
  • Processo extraordinário de inscrição - Informação aos alunos que procedem à alteração de inscrição.

Prazo termina a 31-05-2021

• De acordo com o Despacho Normativo nº10-A/2021, de 22 de março, a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência do ensino  secundário está sujeita a inscrição nos termos e prazos definidos.

Prazo para inscrição  para a 1ª fase – De 24 de março a 15 de abril

​Prazo para inscrição  para a 2ª fase – De 2 a 6 de agosto.

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Estas informações não dispensam a consulta do referido documento.

O pagamento de emolumentos deve ser efetuado presencialmente nos Serviços Administrativos da ESFRL, sendo necessário efetuar marcação prévia.