Intercâmbio Cidades Geminadas- Leiria-Rheine- parte 1

1819RheineMin

Na semana de 7-14 de setembro 2018 realizou-se o tradicional intercâmbio entre Cidades Geminadas de Leiria e Rheine. Envolveu do lado leiriense a ESFRL e a nossa escola parceira ESALV e do lado rheinense três escolas diferentes. Dezoito alunos leirienses tiveram a experiência de conhecer os seus parceiros da cidade geminada e viver durante uma semana em ambiente alemão.

O programa prevê que eles conheçam uma escola alemã e vivenciem aulas com os parceiros, vejam a cidade de Rheine e sejam recebidos por representantes da Câmara.

Participam também no projeto “Vivenciar em Rheine a diversidade da Europa” através do projeto de sal, do zoo e da culinária. Conhecem a região do Ems ( rio de Rheine) , o mar do Norte, o planeamento urbanístico e a região de Rheine e Münsterland, assim como, o significado europeu da cidade de Münster.

Finalizam o encontro com um Jantar no Centro Português onde não faltam iguarias portuguesas em comunhão com as salsichas alemãs.

O objetivo de aproximar jovens de ambas as cidades e de instigá-los para uma convivência em paz e harmonia foi mais uma vez alcançado com sucesso.

As professoras acompanhantes Lisete Pereira e Isabel Quaresma agradecem a todos os envolvidos, alunos, Câmaras, associação de geminação, escolas e sobretudo aos pais a colaboração prestada para tornar este intercâmbio, mais vez, numa experiência inesquecível.

Os nossos parceiros rheinenses estarão em Leiria entre 17 e 24 de outubro. Aguardamos cheios de expetativa. Sejam bem-vindos. Willkommen!

Clube Europeu

Lisete Pereira

Publicam-se as matrizes dos Exames dos Cursos Profissionais (época de maio).

Publica-se o calendário de exames (época de maio).

NOVO Calendário da componente oral de Línguas Estrangeiras - 2022 1ª fase

Matrizes das Provas Extraordinárias de Avaliação

__________________________________

Utilização de calculadoras