Programa de Intercâmbio Leiria e Jyväskylä – Finlândia 2018

No âmbito das atividades do Clube Europeu da ESFRL e integrado no Europroject – Education without Frontiers, os alunos portugueses e finlandeses trabalharam o tema “People and culture” através de trabalhos realizados em suporte digital, danças típicas, canções e ainda a iniciação às línguas finlandesa e portuguesa.

1718Finlandia1

Entre os dias 24 e 31 de janeiro decorreu a primeira parte do intercâmbio entre a nossa escola (ESFRL) e a escola Schildtin Lukio em Jyväskylä – Finlândia. Este intercâmbio contou com a participação de 14 alunos portugueses acompanhados pelas professoras Natalina Lopes e Susana Sismeiro e com 15 alunos e dois professores finlandeses.

Na primeira fase do intercâmbio, em Jyväskylä, os alunos tiveram oportunidade de assistir a um espectáculo musical organizado e dinamizado pelos alunos finalistas da escola Schildtin Lukio, participaram em visitas guiadas à cidade de Jyväskylä, visitaram o Museu de Alvar Aalto, praticaram sledding e assistiram a um jogo de hóquei no gelo. Para além destas atividades de carácter cultural, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de vida na Finlândia num clima de inverno rigoroso, com poucas horas de luz, muita neve e gelo.

1718Finlandia2

1718Finlandia3

A segunda parte do intercâmbio teve lugar na cidade de Leiria, entre 14 a 21 de abril onde os alunos portugueses deram a conhecer aos alunos finlandeses os seus hábitos e estilos de vida proporcionando visitas de carácter cultural aos vários monumentos da nossa cidade, da Batalha, de Alcobaça e Nazaré. Como estava a decorrer a Festa dos Museus, foram integradas algumas atividades tais como visita guiada ao Castelo de Leiria e um workshop de Light Painting no Museu de Imagem em Movimento (mIiImo). A animação e o entusiasmo foi grande e com dias solarengos e quentes, com temperaturas de verão contrastando, assim, com as temperaturas sentidas na Finlândia.

1718Finlandia4

1718Finlandia5

Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

FAQ'S

Ensino secundário e as FAQ das calculadoras

Inscrições para Exames Nacionais

Decorre de 26 de fevereiro a 8 de março a inscrição para a 1ª Fase dos Exames Nacionais (11º e 12º anos)

A Inscrição é totalmente eletrónica e processa-se online na plataforma PIEPE através do link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login

Para o efeito, poderão consultar as ajudas EM FORMATO DE VÍDEO, no seguinte endereço: https://jnepiepe.dge.mec.pt/ajudas/

Os alunos do 12º ano que vão candidatar-se ao Ensino Superior deverão fazer o pedido de SENHA e anexar o comprovativo na inscrição da PIEPE.

Para outras informações sobre o acesso ao Ensino Superior devem consultar https://www.dges.gov.pt/

Deverão ler com a devida atenção os documentos:

Guia Geral de Exames

Despacho Normativo nº 4/2024

Guia para aplicação de adaptações na realização de Provas e Exames

NORMA 01/JNE/2024 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Utilização de Calculadoras

Qualquer dúvida, poderão solicitar esclarecimentos aos Serviços Administrativos, através do telefone 244890260 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Centros de Apoio

12-04-2024

Desenvolver competências nas áreas das Aprendizagens Essenciais (temas/domínios) das disciplinas envolvidas

Esclarecer dúvidas pontuais aos alunos, em ambiente informal.
Público-alvo: Todos os alunos