Mobilidade individual de alunas da nossa escola na Finlândia

00FinlandGrupo min

De 27 de Janeiro a 24 Fevereiro 4 alunas da nossa escola, Carolina Coelho (11.º A), Joana Ana Hryshchenko (12.º F), Lara Cruz e Zara Furtado (11.ºL) realizaram uma mobilidade individual de alunos, na escola Schildtin lukio, em Jyväskylä, na Finlândia, onde frequentaram um curso estruturado para alunos de várias escolas europeias.

Durante quatro semanas, as alunas tiveram a oportunidade de desenvolver as suas aptidões académicas e pessoais, viver no seio de uma família Finlandesa, vivenciar e comparar as diferentes culturas e conhecer diferentes modos de vida. A nível escolar, frequentaram aulas de Finlandês, História e Sociedade, Inglês, Desporto, Artes Visuais, MUN (Model United Nations), Matemática e Educação para a Saúde.

Esta estadia permitiu-lhes também visitar alguns pontos do país, nomeadamente a capital, Helsínquia, e participar em eventos culturais e desportivos tão típicos da cultura Finlandesa.

Segundo testemunho das alunas, foi uma experiência enriquecedora e inesquecível, que pretendem repetir, apesar das baixas temperaturas e noites longas.

As alunas foram orientadas na nossa escola pelas professoras do Clube Europeu, Alcinda Goulart e Cecília Figueiredo, que as acompanhou na viagem e durante a primeira semana de estadia na Finlândia.

Na escola da Finlândia foram acompanhadas pela coordenadora do Projeto da escola Finlandesa, Satu Syyrakki, a quem muito agradecemos o apoio prestado.

O clube Europeu

Alcinda Goulart