A Evolução Biológica e a Reprodução - exposição no átrio da Escola

2021ExposicaoEvolucao
A terminar o ano letivo, os alunos de Biologia e Geologia do 11o ano refletiram sobre a perspetiva fixista ou evolucionista da vida biológica, desde os filósofos naturalistas a Dobzhansky e Niles Eldredge. A evolução é um tema que apaixona grupos de pessoas em todo o mundo, umas movidas por crenças pseudocientíficas e religiosas, outras movidas pela vontade de conhecer, sem conclusões prévias ou premissas tendenciosas, convictas de que será da verdade que descobrirem que virá a real ajuda à superação dos problemas.
 
 

A Importância da Cortiça para o Desenvolvimento Social e Ambiental do Território

seleção da ESFRL para estar presente no webinar da Green Cork Escolas

O Green Cork Escolas é um programa da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Promove iniciativas de consciencialização e responsabilidade pela preservação e respeito à natureza, destacando a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável proveniente do sobreiro, uma árvore autóctone. A recolha de rolhas de cortiça (em processo de conclusão pelo 10ºB) contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de autóctones, pela Quercus.

As turmas B, C e F do 10º ano estão, desde o início de 2021, comprometidas com o propósito de conhecer e de fazer crescer as nossas matas e florestas autóctones. Em janeiro, cada aluno semeou algumas espécies autóctones num vaso; durante o confinamento, os vasos no laboratório 8 ficaram aos cuidados da dona Fernanda; agora, já crescidas, as plantas estão prontas para ser transplantadas para o seu espaço natural.

Ler mais...

Ciência No Feminino

2021DiaCienciaNoFeminino

 

Hoje assinalamos o  Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Esta data foi instituída em 2015 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como forma de apoiar e promover o acesso das mulheres e raparigas à educação, formação e atividade de investigação científica, tecnológica, de engenharia e matemática.

O Clube Ciência Viva da nossa escola não poderia estar alheado desta efeméride e divulga um póster científico realizado por uma aluna de ciências da nossa escola sobre uma eminente jovem cientista portuguesa, Diana Pires, premiada há precisamente um ano com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A Diana recebeu 15 mil euros para melhorar a eficácia da terapia fágica (viral) no combate à bactéria Pseudomonas aeruginosa, que é muito resistente a antibióticos e está associada a graves infeções hospitalares e a elevada mortalidade.

Ler mais...

COVID-19- Em Destaque