Dia 20 de Junho assinala-se o Dia Mundial do Refugiado

Os refugiados e a migração humana são grandes preocupações do nosso tempo, e parece urgente reconhecer este facto e agir para apoiar aqueles que mais precisam.

A mudança climática é um dos fatores que contribui para o número crescente de refugiados. Os que vivem na linha de frente da emergência climática, carecem de recursos para se adaptarem a um ambiente cada vez mais hostil e são forçadas a migrar longas distâncias, vendo as suas vidas postas em risco.

Sabendo que alguns países são mais responsáveis pelas mudanças climáticas do que outros, os alunos do 11º A e do 11ºC, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, foram desafiados a discutir “migração e refugiados climáticos”, através de um debate interturmas que ocorreu no dia 8 de abril, em parceria com o Instituto Marquês Valle Flôr, integrado no Projeto “People and Planet: a common destiny”. Este ciclo de debates, este ano letivo, iniciou-se em 19 novembro, entre as turmas A e D, do 11o.

A turma do 11º C elaborou também um Manifesto (ver aqui) onde pretende sensibilizar a comunidade internacional para uma consciência coletiva. Este grupo de alunos pretende dar o seu contributo ativo fazendo chegar o seu manifesto, com as respetivas propostas de ação, à agência da ONU que apoia os refugiados, à Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), à Secretária de Estado da igualdade e Migrações, aos nossos eurodeputados e à Organização Mundial das Migrações em Portugal.

As Diretoras de Turma

A coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento,

Ana Isabel Lopes, Lídia Antunes e Dina Francisco

Publicam-se as matrizes dos Exames dos Cursos Profissionais (época de maio).

Publica-se o calendário de exames (época de maio).

NOVO Calendário da componente oral de Línguas Estrangeiras - 2022 1ª fase

Matrizes das Provas Extraordinárias de Avaliação

__________________________________

Utilização de calculadoras