Programa de Intercâmbio Leiria e Jyväskylä – Finlândia 2018

No âmbito das atividades do Clube Europeu da ESFRL e integrado no Europroject – Education without Frontiers, os alunos portugueses e finlandeses trabalharam o tema “People and culture” através de trabalhos realizados em suporte digital, danças típicas, canções e ainda a iniciação às línguas finlandesa e portuguesa.

1718Finlandia1

 

Entre os dias 24 e 31 de janeiro decorreu a primeira parte do intercâmbio entre a nossa escola (ESFRL) e a escola Schildtin Lukio em Jyväskylä – Finlândia. Este intercâmbio contou com a participação de 14 alunos portugueses acompanhados pelas professoras Natalina Lopes e Susana Sismeiro e com 15 alunos e dois professores finlandeses.

Na primeira fase do intercâmbio, em Jyväskylä, os alunos tiveram oportunidade de assistir a um espectáculo musical organizado e dinamizado pelos alunos finalistas da escola Schildtin Lukio, participaram em visitas guiadas à cidade de Jyväskylä, visitaram o Museu de Alvar Aalto, praticaram sledding e assistiram a um jogo de hóquei no gelo. Para além destas atividades de carácter cultural, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de vida na Finlândia num clima de inverno rigoroso, com poucas horas de luz, muita neve e gelo.

1718Finlandia2

1718Finlandia3

 

A segunda parte do intercâmbio teve lugar na cidade de Leiria, entre 14 a 21 de abril onde os alunos portugueses deram a conhecer aos alunos finlandeses os seus hábitos e estilos de vida proporcionando visitas de carácter cultural aos vários monumentos da nossa cidade, da Batalha, de Alcobaça e Nazaré. Como estava a decorrer a Festa dos Museus, foram integradas algumas atividades tais como visita guiada ao Castelo de Leiria e um workshop de Light Painting no Museu de Imagem em Movimento (mIiImo). A animação e o entusiasmo foi grande e com dias solarengos e quentes, com temperaturas de verão contrastando, assim, com as temperaturas sentidas na Finlândia.

1718Finlandia4

1718Finlandia5