“Cidades Geminadas”- Jovens de Rheine em Leiria

Galeria

Concretizou-se a 2ª etapa do projeto “ Jovens a Caminho da Europa 2017”, no âmbito da geminação com a cidade de Rheine. Os 18 jovens oriundos de 3 escolas secundárias de Rheine e os seus acompanhantes , a ex-presidente da Câmara de Rheine e um ex- diretor de escola aposentado conviveram com os seus parceiros leirienses, da ESALV e ESFRL na semana de 25 de outubro a 1 de novembro. Tiveram a oportunidade de conhecer as escolas envolvidas, a cidade e o riquíssimo património cultural e natural que a nossa região tem para oferecer.

A tónica deste intercâmbio foi mostrar aos jovens que devemos olhar à nossa volta e observar com atenção tudo aquilo que nos rodeia , mesmo as coisas menos boas , como o Pinhal de Leiria ardido. Em resposta a este acontecimento houve um “ pai alemão” que enviou uma carta com uma mensagem de solidariedade e de apelo à ação, com um pequeno embrulho que continha sementes de árvores para serem plantadas na área ardida .
“As lágrimas de D. Dinis deverão ser extintas”, dizia na carta , e foi com esse intuito que os nossos jovens plantaram as “sementes de Rheine”, como um símbolo de amizade e profunda solidariedade.
Este encontro anual tem como objetivo principal aproximar os jovens das duas cidades e possibilitar-lhes serem cidadãos europeus ativos e promover a intercultura.
Mais uma vez, as experiências deste projeto foram, avaliadas de forma muito positiva e se deu, novamente, mais um passo em frente no fortalecimento dos nossos laços intermunicipais e europeus.
A todos os jovens e famílias envolvidas, às instituições (ESALV, ESFRL e CML) que têm apoiado este projeto ao longo destes últimos 16 anos um “MUITO OBRIGADO”.

Clube Europeu
Dinamização: Professoras Isabel Quaresma ( ESALV) e Lisete Pereira (ESFRL)