Jovens em intercâmbio leiria-Imola, Imola-Leiria

Cumpriu-se mais um programa de Intercâmbio da nossa escola com a escola italiana Alessandro de Imola. Em março 21 jovens italianos visitaram a nossa escola e o nosso país, acompanhados de duas professoras e em maio foi mais o desafio de oito dias para 23 estudantes dos 10º, 11º e 12º anos, num tempo em que a diferenciação e internacionalização são pontes para o futuro.

Na verdade, temos de considerar que viajar ao encontro do outro é uma tentação para alguns, mas para a grande maioria é uma aventura trabalhosa mas com excelentes resultados. Viver com famílias diferentes das nossas, visitar países com outras culturas e ter o privilégio de privar com os pares muda a perceção do mundo à nossa volta.
Os tempos atuais, como em todos os tempos, os desafios para aprendermos a ser tolerantes e a ver nos outros pontos positivos são escolhas que têm de ser feitas e estes programas de intercâmbio potenciam o enriquecimento intercultural, social e científico dos alunos e professores que nele participam.
É esta a convicção do Clube Europeu da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e é este o caminho que escolhemos para nos reafirmarmos. Façamos a diferença não no campo do ter mas do ser e este precisa que nos insiramos num mundo maior do que o quotidiano da nossa escola.