ÚLTIMA CONFERÊNCIA PROJETO LIFE – Lübbecke, Alemanha

A quarta e última conferência do projeto LIFE teve lugar em Lübbecke, na Alemanha, de 5 a 11 de março. Esta conferência, dando continuidade ao projeto iniciado em outubro de 2015, em Dendermonde, na Bélgica, contou, mais uma vez, com a participação de seis alunos e dois professores de cada uma das quatro escolas participantes: o Oscar Romero College, de Dendermonde, na Bélgica; a Alessandro da Imola, em Itália; o Wittekind... Gymnasium, de Lübbecke, na Alemanha, e a nossa ESFRL.

Tendo-se estendido por dois anos letivos, o projeto contou, ainda durante o ano passado, em maio, com a conferência portuguesa, em Leiria, na ESFRL. Este ano letivo, a escola italiana, Alessandro da Imola, recebeu, em novembro, delegações das escolas dos outros três países participantes no projeto, o que voltou a acontecer agora, em Lübbecke.
Ao todo, este projeto, que envolveu dezoito alunos portugueses e outros tantos alemães, belgas e italianos, pretendeu estabelecer uma ligação mais direta com o mundo empresarial através da visita a empresas locais dos países participantes. No nosso caso, a Vidrala e o Centimfe, na Marinha Grande, e a Frubaça, em Alcobaça; no caso da Bélgica, a Callebaut, empresa de chocolate, e a Vicaris, de cerveja; em Itália, La Fabbrica, de azulejos, e Ca'Monti, de turismo rural e agora, na Alemanha, a Blase Siebdruck, uma empresa de impressão altamente especializada, e a Wortmann AG, de computadores de produção exclusivamente alemã.
Após cada visita, os diversos grupos de alunos participaram em workshops de marketing, fotografia, edição de vídeo, publicidade e “sponsoring”, comunicação empresarial, candidatura a emprego online, entre outros, que os ajudaram na realização de apresentações, folhetos e anúncios publicitários destinados à divulgação das empresas visitadas.
Esta última conferência não foi exceção; alunos e professores mostraram-se muito satisfeitos com o trabalho realizado e deixaram saudades nas famílias de acolhimento. De volta com os horizontes mais abertos, os nossos alunos trouxeram amizades que prometem ficar.
O conjunto do trabalho desenvolvido ao longo dos dois anos do projecto será exposto durante feiras a ter lugar nas quatro escolas participantes durante os próximos meses de abril e maio. A nossa acontecerá de 3 a 5 de maio, pelo que o convite fica desde já aqui. Aparece!