1º Workshop 2016_17 - Jornal Digital: “ Digitale Klicke” no Instituto Alemão de Lisboa

Galeria

Realizou-se entre os dias 18 e 19 de novembro 2016, no âmbito do Projeto Escolas Piloto de Alemão (PEPA), mais um workshop de jornais escolares,  desta com participação internacional, no Instituto de Alemão de Lisboa.  Da nossa escola participaram 3 alunos;  Beatriz Soares (11 K), Bernardo de Oliveira (10L) e Rodrigo Borges (10M)e estiveram acompanhados pela professora Lisete Pereira.

Os temas escolhidos,  pelos nossos alunos,  neste workshop,  deveriam ser controversos, mas atuais , desde “Trump no poder, aos refugiados,  à adoção homoparental, surgiram muitos outros …”

Após uma breve abordagem sobre métodos de fotografia ,  elaboração de inquéritos e os programas de edição audacity e videopad pelos formadores alemães,  os alunos formaram grupos internacionais. Elaboraram os inquéritos, saíram às ruas de Lisboa,  entrevistaram e tiraram fotografias aos inquiridos. O resultado dessas entrevistas,  foi transformado em textos,  que foram traduzidos  para alemão ,  deram-se vozes alemãs aos mesmos e  fez-se a montagem do vídeo que poderá ser visualizado no Jornal Digital “Digitale Klicke” http://blog.pasch-net.de/portugal/

Os alunos participantes foram empenhados em todas as tarefas designadas e cumpriram as 14 horas de trabalho, sem qualquer contestação. Danke schön!!!

O Clube Europeu:

Coordenadora do projeto PEPA