Auf Wiedersehen Meike…

 

Galeria

Auf Wiedersehen Meike…
Foi com o apoio da Associação “ Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães” e do Instituto alemão, no âmbito do projeto Schulwärts, que visa facultar a jovens licenciados alemães um estágio , numa escola de um país estrangeiro, que esteve desde 19 de setembro 2017 até ao dia 12 de janeiro deste ano, na nossa escola , a estagiária Meike Range.
O objetivo primordial deste projeto é proporcionar a estes jovens licenciados que pretendem ser futuros professores , uma experiência internacional , numa escola, em que divulguem, em primeiro lugar, a sua língua e cultura materna, assim como, colaborem diretamente com os professores de língua.
A estagiária Meike despediu-se da nossa escola no passado dia 12 de janeiro e garante levar na sua mala de viagem uma experiência inesquecível .
Acompanhou regularmente todas as turmas de alemão, num total de 18 horas semanais. Dinamizou um Clube de Alemão para professores e outro para alunos interessados, acompanhou as sessões do grupo de teatro alemão, apoiou a atividade “ Workshop de doçaria de Natal”, acompanhou a coordenadora no Encontro Anual de Escolas Piloto de Alemão (PEPA), em Lisboa. Acompanhou e apoiou a atividade: workshop de jornais digitais “ Digitale Klicke”, organizou e dinamizou duas exposições , uma sobre o “Muro de Berlim”, em novembro e a que está ainda patente no átrio da escola sobre” Paisagens e Cidades da Alemanha”. Teve também um papel muito ativo no intercâmbio entre Cidades Geminadas de Rheine, em que apoiou e acompanhou o grupo todos os dias.
Todos os alunos, funcionários e professores que tiveram o prazer de conhecer a Meike lamentam a sua partida…

Obrigada…

Danke Meike!
O Clube Europeu

“Cidades Geminadas”- Jovens de Rheine em Leiria

Galeria

Concretizou-se a 2ª etapa do projeto “ Jovens a Caminho da Europa 2017”, no âmbito da geminação com a cidade de Rheine. Os 18 jovens oriundos de 3 escolas secundárias de Rheine e os seus acompanhantes , a ex-presidente da Câmara de Rheine e um ex- diretor de escola aposentado conviveram com os seus parceiros leirienses, da ESALV e ESFRL na semana de 25 de outubro a 1 de novembro. Tiveram a oportunidade de conhecer as escolas envolvidas, a cidade e o riquíssimo património cultural e natural que a nossa região tem para oferecer.

Ler mais...

Bolsa PAD 2017

BOLSA DE ESTUDO PARA PROGRAMA DE VISITA À ALEMANHA

Viagem de 09.08. a 08.09.2017

Quatro portugueses foram premiados com um mês na Alemanha graças a uma bolsa da Embaixada Alemã. Acho que posso dizer que foi a melhor experiência das nossas vidas. Para além de estarmos a contactar com a cultura alemã, havia jovens como nós de todas as partes do globo: Grécia, Montenegro, Lituânia, Marrocos, Camarões, Ucrânia, Albânia, Equador, entre muitos outros.

 Ler relato completo, feito pela aluna Carolina Clemente do 12ºK

O tradicional encontro entre Cidades Geminadas LEIRIA - RHEINE 2017

Galeria

Cumpriu-se, mais uma vez , a tradição que leva alunos da nossa escola,  em parceria com alunos da Escola Afonso Lopes Vieira, à nossa cidade geminada de Rheine, na Alemanha. Nove alunos de cada escola partiram no dia 6 de setembro rumo à Alemanha e permaneceram em casa de famílias de 3 escolas distintas da cidade. Para além de conhecerem o “modus vivendi “ dos alemães, tiveram oportunidade de visitar uma das escolas envolvidas, participar em aulas, visitar a Câmara e serem recebidos pelo presidente da mesma.

Ler mais...