Relato de aluna bolseira ao abrigo do projeto “Schools: Partners of the Future” do Goethe Institut

1920BolseiraSPFMin

 

No que parecia uma simples tarde, acabou por se tornar uma das tardes mais felizes da minha vida. Mal podia acreditar, quando fui escolhida para embarcar numa tremenda aventura em conjunto com mais dois portugueses, a Inês e o Luís do Porto.

Embarcamos no dia 4 de agosto para Zurique, três completos estranhos que mal sabiam o que esperar e o que teriam de enfrentar durante aquele mês.

Ler relato completo

Primeiro encontro do projecto CARE

1920LyceeMichelRodange
 
Na passada semana, de 14 a 16 de novembro, realizou-se o primeiro encontro do projecto CARE ( Cooperating Actively for Responsibility and Respect) em Luxemburgo.
Este é um projecto Erasmus +, com a duração de 24 meses, que pretende sensibilizar os alunos para os problemas sociais e inclusão social e profissional nos países participantes.
Os coordenadores do projecto das diferentes escolas parceiras, Wittekind-Gymnasium Alemanha, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Portugal, OMO Scholengroep Helmond, Holanda, I Liceum Ogolnoksztalcace im.M.Kopernika w Toruniu, Polónia e Schildtin lukio, Finlândia, participaram em workshops e atividades de preparação do projecto.
O clube Europeu
 

Intercâmbio 2019 - Cidades Geminadas, Rheine em Leiria - Encontro de Jovens

1920InterCapaMin
 
Na semana de 15-22 de outubro 2019 realizou-se a segunda parte do intercâmbio , entre as escolas de Leiria ( ESALV e ESFRL) e quatro escolas alemãs da nossa cidade geminada em  Alemanha :  Rheine , em Leiria.
Os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de mostrar a sua cidade e região aos parceiros , assim como o seu modus vivendi. Conheceram a cidade de Leiria, Batalha, Óbidos e Nazaré e no seu regresso Lisboa.

Ler mais...

Encontro de jovens das Cidades Geminadas: Leiria em Rheine 2019

A ideia europeia como ponto fulcral

 

192000CapaMini

Galeria

Realizou-se mais uma vez o habitual intercâmbio de jovens entre Cidades Geminadas que levou 10 alunos da nossa escola à cidade geminada Rheine, entre 10-17 de Setembro 2019.

Os jovens foram acompanhados pela professora Lisete Pereira e puderam partilhar a experiência com os seus colegas leirienses da Escola Afonso Lopes Vieira.

O programa envolve muitas atividades com um enfoque especial para questões culturais, políticas e históricas, fazendo transparecer as semelhanças e diferenças que nos unem.

O grupo teve oportunidade de conhecer a cidade Rheine, o museu do sal, o zoo natural, a Câmara e o presidente da Câmara, uma escola alemã, o castelo de Bentlage a zona pantanosa do “Moor”, a cidade de Münster e, no regresso, a cidade de Amsterdão.

Além disso houve imersão cultural, pois estiveram uma semana em casa de parceiros alemães, vivenciando uma experiência inesquecível. Saborearam especialidades alemãs, que tiveram o prazer de cozinhar num workshop culinário e no último dia para dar o mote : o retorno às origens degustaram comida “portuguesa” made in Alemanha.

Na semana de 15 – 22 de outubro teremos o prazer de receber os nossos parceiros alemães na nossa cidade.

Bem-vindos e Herzlich Willkommen

Clube Europeu

Lisete Pereira