Participação do clube de teatro Improviso em concurso

As doenças cardiovasculares surgem repentinamente e afetam o coração ("cardio") e/ou os vasos sanguíneos ("vasculares"). Na Europa, 54% dos custos totais em saúde, são relativos a estas doenças. A hipertensão arterial, a angina de peito, o enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco), a aterosclerose e o AVC (acidente vascular cerebral) são as doenças cardiovasculares mais comuns. A cada segundo, uma pessoa sofre um AVC e a cada seis segundos o AVC é responsável pela morte de alguém.

O nosso comportamento pode evitar e controlar a maioria das doenças cardiovasculares, como controlar o excesso de peso, ser ativo, ter uma alimentação saudável, deixar de fumar e diminuir o stress.

Fazes tudo isso?

Se respondeste afirmativamente, é bom para ti!

…e se alguém tiver um ataque cardíaco ao teu lado?

Sabes reconhecer um ataque cardíaco?

E sabes ligar o 112 e pedir ajuda, dando as informações relevantes para poderes ajudar a salvar essa vida?

Porque as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em Portugal e acarretam tantas perdas e sofrimento que se podem minimizar, os organizadores do concurso escolar Ciência em Cena lembraram-se de desafiar os alunos a explorá-las, de modo criativo. Todos os anos a Gulbenkian Descobrir e a Associação Maratona da Saúde têm dinamizado este concurso escolar, que pretende despertar o interesse dos jovens estudantes pelo conhecimento científico, consciencializando-os para as várias doenças e sensibilizando-os para a solidariedade.

O repto que lançaram, para 2017, foi: "Filma as tuas palavras, os teus gestos, as tuas ideias e partilha uma boa história sobre as doenças cardiovasculares." Em 3 minutos!

E assim o fizemos!

O resultado está à vista e foi criado pelos nossos alunos do Clube de Teatro IMPROVISO que, com ajuda da sua professora, Helena Espírito Santo, construíram a montagem que podes visionar, clicando no link abaixo. O vídeo intitula-se Bate Coração a 112 e apela à necessidade de sabermos reconhecer os sinais de um ataque cardíaco, de sabermos pedir ajuda, ligando o 112, e de desenvolvermos um estilo de vida preventivo, mais saudável, optando por alimentos menos doces e menos gordos e por fazer exercício físico de modo regular. Estas práticas fortalecem o músculo cardíaco e dão mais elasticidade e resistência aos vasos sanguíneos, reduzindo a incidência das doenças cardiovasculares.

Parabéns aos artistas pelo trabalho desenvolvido

Precisamos do teu clique e do teu voto!

Partilha este o link com os teus amigos!

Como são apurados os 10 finalistas?

O vídeo que tiver mais likes será nomeado Finalista Maratona da Saúde e o júri elege os outros 9

1617bannerimproviso